Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Elaine Donizeti
dc.date.accessioned2020-11-23T13:43:54Z-
dc.date.available2020-11-23T13:43:54Z-
dc.date.issued2015-11-21
dc.identifier.citationMARTINS, Eliane Donizeti. A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInner citiespt_BR
dc.titleA literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, na área do conhecimento das Letras, tem como objeto de estudo a Literatura Periférica e a sua presença nos bairros periféricos, bem como sua influência no cotidiano desses locais. A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental M´Boi Mirim II foi apresentada a essa literatura. Com o intuito de utilizar o conhecimento prévio daqueles que residem nos bairros periféricos, objetiva-se contribuir para a conscientização da importância da leitura e da escrita, por meio da acessibilidade à cultura, visando o exercício efetivo da cidadania. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e método dialético, que, como procedimento técnico, é a pesquisa-ação. Dessa forma, analisou-se como a literatura periférica pode servir de subsídio para incentivar a leitura, a escrita e a produção cultural através do desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral proposto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, através do Programa Mais Educação. Os resultados alcançados indicam que a Literatura Periférica é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de contribuir no processo de tornar a escola um local prazeroso, um espaço para a valorização da arte, do sentimento, da vida humana e do desenvolvimento do ser humano.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_02.pdf412,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.