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Título: O estudo estilístico discursivo e a noção de ethos no conto “Missa do galo”, de Machado de Assis
Autor(es): Monteiro, Miriam da Silva Morais
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Assis, Machado de, 1839-1908
Contos
Estilo literário
Maingueneau, Dominique
Short stories
Style, Literary
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MONTEIRO, Miriam da Silva Morais. O estudo estilístico discursivo e a noção de ethos no conto “Missa do galo”, de Machado de Assis. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Ao considerarmos a importância do Realismo, como um movimento que foi capaz de mudar uma estrutura discursiva, realizamos o estudo estilístico do conto “A missa do galo”, de Machado de Assis, com a finalidade de apresentar elementos e argumentos do ethos e tornar explícitos mecanismos implícitos de estruturação e interpretação do texto. Observou-se no conto um ethos envolvente e invisível, paralelamente ao que acontece, há sempre o que parece estar acontecendo, o co-enunciador faz mais que decifrar conteúdos: ele participa do mundo configurado pela enunciação, que o ethos está ligado. Situando ainda melhor no terceiro capítulo, baseamo-nos em estudos de Maingueneau, (2006) e buscamos conhecer os princípios de organização. Essa investigação levou-nos a experiência sensível do discurso: os “argumentos”, definidos por três elementos correspondem ao logos, as “paixões” ao pathos, as “condutas” ao ethos.
Abstract: When we consider the importance of Realism as a movement that was able to change a discursive structure, we carried out the stylistic study of Machado de Assis's short story "The mass of the cock", in order to present elements and arguments of the ethos and make explicit implicit mechanisms for structuring and interpreting the text. One observes in the story an evolving and invisible ethos, parallel to what happens, there is always what seems to be happening, the co-enunciator does more than decipher contents: he participates in the world configured by enunciation, which ethos is linked. Even better in the third chapter, we are based on studies by Maingueneau, (2006) and we seek to know the principles of organization. This investigation led us to the sensitive experience of discourse: the "arguments", defined by three elements correspond to the logos, the "passions" to the pathos, the "conducts" to the ethos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18935
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