Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18932
Título: A linguagem utilizada nas redes sociais e a interferência nas produções realizadas pelos adolescentes em sala de aula
Autor(es): Pereira, Gislene Ventura Macedo
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Linguagem e internet
Escrita
Redes sociais
Language and the Internet
Reading
Social networks
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Gislene Ventura Macedo. A linguagem utilizada nas redes sociais e a interferência nas produções realizadas pelos adolescentes em sala de aula. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Nos dias atuais, com as tecnologias e avanço da internet e devido à correria do dia a dia, as redes sociais passaram a ser os recursos mais acessíveis de comunicação, porém, junto com esse avanço, surgiu uma nova linguagem com o objetivo de agilizar o processo da escrita, fenômeno que classificamos na presente pesquisa como “ o internetês”, considerada como linguagem, este vem sendo utilizado nas redes sociais, chat e outros meios de comunicação. Diante de quais questões, objetivamos nesse estudo analisar essa linguagem e observar se ela causa impacto dentro da sala de aula, no dia a dia de cada educando, e/ou se é fenômeno isolado ou não. O presente estudo teve como ponto de partida pesquisas realizadas com alunos da rede Estadual e rede privada dos 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental II, os dados apresentados aqui foram obtidos por meio de questionário. O resultado obtido até o presente momento nos leva a considerar que os educandos, na sua maioria, apesar da grande influência da Internet em suas rotinas, sabem o momento de usar a linguagem “Internetês”, e muitos são contra usar essa linguagem no dia a dia na sala de aula, mesmo que fossem liberados a utilizá-las. No entanto está claro que o hábito do uso da internet, e da constante utilização de abreviações e outros recursos enquanto redigem, pode levar o educando a utilizar essa escrita involuntariamente no ambiente escolar.
Abstract: Nowadays, with the technologies and advancement of the internet and due to the daily rush, social networks have become the easiest way of communication, but along with this advance a new language has arisen in order to speed up the process of written “the internet language”. This language has been used in social networks, chat and other media. The purpose of this study is to analyze this language and to see if it causes impact within the classroom, in the day to day of each student, or if it is isolated thing does not happen with the majority. This work began with a survey conducted with students of the state network and private network of the 8th an 9th grade elementary school, through a survey of data obtained by a questionnaire. The result leads us to believe that the majority of students do not use the language of the internet in the classroom, they know how to use the internet language, and many are against using this language in the classroom every day, but it is clear that the great habit of being on the internet with abbreviations all the time can lead the student to use this writing involuntarily in the classroom, by custom without realizing it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18932
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_07.PDF880,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.