Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18878
Título: | O ensino da literatura e o ensino médio: aproximando distâncias |
Autor(es): | Solgon, Gabriela Carvalho |
Orientador(es): | Zago, Leandro |
Palavras-chave: | Ensino Literatura Jovens - Educação Leitura Teaching Literature Young adults - Education Reading |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOLGON, Gabriela Carvalho. O ensino da literatura e o ensino médio: aproximando distâncias. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Os adolescentes, nos últimos anos, vêm consumindo cada vez mais a literatura, fato confirmado pelo estrondoso sucesso da última edição da Bienal do Livro promovido pelo público jovem. Entretanto, quando nos deparamos com as leituras realizadas na escola, essa realidade muda. Para entender os motivos que contribuem para essa mudança de postura o artigo pretende investigar, a partir da análise de um questionário respondido por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jorge Street, por que a leitura quando escolarizada deixa de ser tão atrativa? Além disso, o artigo apresentará alternativas metodológicas como o letramento literário e a teoria da recepção no intuito de aproximar mais o alunado e a literatura apresentada no ambiente escolar. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18878 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_07.pdf | 549,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.