Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18878
Título: O ensino da literatura e o ensino médio: aproximando distâncias
Autor(es): Solgon, Gabriela Carvalho
Orientador(es): Zago, Leandro
Palavras-chave: Ensino
Literatura
Jovens - Educação
Leitura
Teaching
Literature
Young adults - Education
Reading
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOLGON, Gabriela Carvalho. O ensino da literatura e o ensino médio: aproximando distâncias. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Os adolescentes, nos últimos anos, vêm consumindo cada vez mais a literatura, fato confirmado pelo estrondoso sucesso da última edição da Bienal do Livro promovido pelo público jovem. Entretanto, quando nos deparamos com as leituras realizadas na escola, essa realidade muda. Para entender os motivos que contribuem para essa mudança de postura o artigo pretende investigar, a partir da análise de um questionário respondido por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jorge Street, por que a leitura quando escolarizada deixa de ser tão atrativa? Além disso, o artigo apresentará alternativas metodológicas como o letramento literário e a teoria da recepção no intuito de aproximar mais o alunado e a literatura apresentada no ambiente escolar.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18878
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_07.pdf549,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.