Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835
Título: Literaturas imagéticas: e a formação do leitor
Título(s) alternativo(s): Imagery and the formation of the reader
Autor(es): Cordeiro, Adriana Ricardo
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Literatura - Imagen
Escrita
Reading
Literature
Literature - Imaging
Writing
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Adriana Ricardo. Literaturas imagéticas e a formação do leitor. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia apresenta a literatura visual, imagética como uma proposta de trabalho com a leitura e a escrita de maneira interativa e eficiente. Mostrou-se diferentes abordagens e possibilidades de explorar a interpretação e reflexão partindo simplesmente de imagens, onde o enredo é protagonizado pelo leitor. O objetivo foi viabilizar o trabalho pedagógico pautado nas literaturas de linguagem verbal ausente, a fim de estimular as diferentes leituras, bem como reflexões sobre um tema pertinente e da atualidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, onde atividades aplicadas em diferentes turmas foram apreciadas. O resultado desta pesquisa-ação aponta para uma heterogeneidade de respostas exitosas, visto que a exploração deste tipo de material – visual - motiva e assegura maior participação dos alunos.
Abstract: This monograph presents the visual and imagery literature as a proposal to work with reading and writing in an interactive and efficient way. Different approaches and possibilities of exploring interpretation and reflection have been shown starting from images, where the plot is played by the reader. The objective was to make feasible the pedagogical work based on the literature of absent verbal language, in order to stimulate the different readings, as well as reflections on a pertinent and current theme. The methodology applied was action research, where activities applied in different classes were appreciated. The result of this action research points to a heterogeneity of successful answers, since the exploration of this type of material - visual - motivates and ensures greater participation of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLI_2_2018_01.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.