Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Adriana Ricardo
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:22Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:22Z-
dc.date.issued2018-09-14
dc.identifier.citationCORDEIRO, Adriana Ricardo. Literaturas imagéticas e a formação do leitor. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835-
dc.description.abstractThis monograph presents the visual and imagery literature as a proposal to work with reading and writing in an interactive and efficient way. Different approaches and possibilities of exploring interpretation and reflection have been shown starting from images, where the plot is played by the reader. The objective was to make feasible the pedagogical work based on the literature of absent verbal language, in order to stimulate the different readings, as well as reflections on a pertinent and current theme. The methodology applied was action research, where activities applied in different classes were appreciated. The result of this action research points to a heterogeneity of successful answers, since the exploration of this type of material - visual - motivates and ensures greater participation of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Imagenpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectLiterature - Imagingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleLiteraturas imagéticas: e a formação do leitorpt_BR
dc.title.alternativeImagery and the formation of the readerpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta a literatura visual, imagética como uma proposta de trabalho com a leitura e a escrita de maneira interativa e eficiente. Mostrou-se diferentes abordagens e possibilidades de explorar a interpretação e reflexão partindo simplesmente de imagens, onde o enredo é protagonizado pelo leitor. O objetivo foi viabilizar o trabalho pedagógico pautado nas literaturas de linguagem verbal ausente, a fim de estimular as diferentes leituras, bem como reflexões sobre um tema pertinente e da atualidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, onde atividades aplicadas em diferentes turmas foram apreciadas. O resultado desta pesquisa-ação aponta para uma heterogeneidade de respostas exitosas, visto que a exploração deste tipo de material – visual - motiva e assegura maior participação dos alunos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee2Gomes, Andreia de Fatima Rutiquewiski
dc.contributor.referee3Rohling, Nivea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLI_2_2018_01.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.