Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cordeiro, Adriana Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:22Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-14 | |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Adriana Ricardo. Literaturas imagéticas e a formação do leitor. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18835 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the visual and imagery literature as a proposal to work with reading and writing in an interactive and efficient way. Different approaches and possibilities of exploring interpretation and reflection have been shown starting from images, where the plot is played by the reader. The objective was to make feasible the pedagogical work based on the literature of absent verbal language, in order to stimulate the different readings, as well as reflections on a pertinent and current theme. The methodology applied was action research, where activities applied in different classes were appreciated. The result of this action research points to a heterogeneity of successful answers, since the exploration of this type of material - visual - motivates and ensures greater participation of the students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Imagen | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Literature - Imaging | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | Literaturas imagéticas: e a formação do leitor | pt_BR |
dc.title.alternative | Imagery and the formation of the reader | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta a literatura visual, imagética como uma proposta de trabalho com a leitura e a escrita de maneira interativa e eficiente. Mostrou-se diferentes abordagens e possibilidades de explorar a interpretação e reflexão partindo simplesmente de imagens, onde o enredo é protagonizado pelo leitor. O objetivo foi viabilizar o trabalho pedagógico pautado nas literaturas de linguagem verbal ausente, a fim de estimular as diferentes leituras, bem como reflexões sobre um tema pertinente e da atualidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, onde atividades aplicadas em diferentes turmas foram apreciadas. O resultado desta pesquisa-ação aponta para uma heterogeneidade de respostas exitosas, visto que a exploração deste tipo de material – visual - motiva e assegura maior participação dos alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Andreia de Fatima Rutiquewiski | |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nivea | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLI_2_2018_01.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.