Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832
Título: A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?
Autor(es): Baptista, Sandra Regina Escorcio
Orientador(es): Fagundes, Edson Domingos
Palavras-chave: Linguagem e internet
Linguística
Educação - Estudo e ensino
Sociolinguística
Language and the Internet
Linguistics
Education - Study and teaching
Sociolinguistics
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAPTISTA, Sandra Regina Escorcio. A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A linguagem virtual, ou internetês, como cientificamente é denominada, está a cada dia mais vinculada a vida dos jovens e adolescentes. As instituições educacionais e os professores possuem opiniões divergentes com relação a sua inserção ou não ao âmbito escolar. Estudos evidenciam que a linguagem padrão em contexto escolar é muito pouco influenciada pela linguagem virtual, demonstrando que os indivíduos que fazem parte deste processo de letramento sabem exatamente quando, como, com quem e em que contexto utilizá-las. Buscando angariar dados contundentes através de pesquisa bibliográfica dos mais renomados autores, este artigo tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a importância da inserção da linguagem virtual às aulas de Língua Portuguesa, relacionando a linguagem “teclada” em âmbito digital a um novo gênero textual bem mais permissivo e flexível do que a linguagem padrão da Língua Portuguesa. Uma vez que a formação do educando deve ser integral e contemplar as mais diversas esferas sociolinguísticas, ampliando seu universo cognitivo, através das bibliografias de referência, chega-se a conclusão de que a linguagem digital deve ser contemplada e inserida no âmbito escolar como variante linguística atual e que seu estudo seja difundido amplamente, objetivando o letramento digital do indivíduo que está em processo de formação e que utiliza o contexto virtual até mesmo como subsídio interacional.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IO_2015_08.pdf513,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.