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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaptista, Sandra Regina Escorcio
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:19Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:19Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationBAPTISTA, Sandra Regina Escorcio. A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e internetpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLanguage and the Internetpt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.titleA linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA linguagem virtual, ou internetês, como cientificamente é denominada, está a cada dia mais vinculada a vida dos jovens e adolescentes. As instituições educacionais e os professores possuem opiniões divergentes com relação a sua inserção ou não ao âmbito escolar. Estudos evidenciam que a linguagem padrão em contexto escolar é muito pouco influenciada pela linguagem virtual, demonstrando que os indivíduos que fazem parte deste processo de letramento sabem exatamente quando, como, com quem e em que contexto utilizá-las. Buscando angariar dados contundentes através de pesquisa bibliográfica dos mais renomados autores, este artigo tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a importância da inserção da linguagem virtual às aulas de Língua Portuguesa, relacionando a linguagem “teclada” em âmbito digital a um novo gênero textual bem mais permissivo e flexível do que a linguagem padrão da Língua Portuguesa. Uma vez que a formação do educando deve ser integral e contemplar as mais diversas esferas sociolinguísticas, ampliando seu universo cognitivo, através das bibliografias de referência, chega-se a conclusão de que a linguagem digital deve ser contemplada e inserida no âmbito escolar como variante linguística atual e que seu estudo seja difundido amplamente, objetivando o letramento digital do indivíduo que está em processo de formação e que utiliza o contexto virtual até mesmo como subsídio interacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee2Muniz, Maria Ieda Almeida
dc.contributor.referee3Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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