Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17197
Título: O uso do carro como dispositivo cenográfico no espetáculo Romeu e Julieta do grupo Galpão
Título(s) alternativo(s): The car as scenic device in the spetacle Romeo and Juliet of Grupo Galpão
Autor(es): Oliveira, Victor Hugo Carvalho
Orientador(es): Torres Neto, Walter Lima
Palavras-chave: Teatros - Cenografia e cenários
Shakespeare, William, 1564-1616
Representação teatral
Cenógrafos
Theaters - Stage-setting and scenery
Shakespeare, William, 1564-1616
Acting
Set designers
Data do documento: 15-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Victor Hugo Carvalho de. O uso do carro como dispositivo cenográfico no espetáculo Romeu e Julieta do Grupo Galpão. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Partindo de fontes iconográficas (fotos e videodocumentário), esta pesquisa é um estudo de caso que visa descrever e analisar a função cênica e a dimensão simbólica do uso do carro (Veraneio) como dispositivo cenográfico, na montagem do texto dramático Romeu e Julieta (1992) de William Shakespeare, apresentada pelo Grupo Galpão com encenação e cenografia de Gabriel Villela. Assim, o interesse com este artigo é discutir o trabalho teatral de um agente criativo que acumula as funções de encenador e cenógrafo, focando no resultado cênico do uso do dispositivo cenográfico.
Abstract: Starting from iconographic sources, this research is a case study that aims to describe and analyze the scenic functionality and the symbolic dimension in the ownership of a car (Veraneio) as a scenographic device by Gabriel Villella in the assembly of William Shakespeare's Romeo and Juliet (1992) in his theatrical group named Galpão. Thus, our interest in this article is to discuss the theatrical work by a creative agent that combines the functions of stage director and set designer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17197
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_14.pdf300,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.