Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15037
Título: Projeto e implementação de um conversor CC-CC para controle de tensão dos terminais de um banco de bateria
Título(s) alternativo(s): Planning and implementation of a cc-cc converter for voltage control of a battery bank terminals
Autor(es): Lopes Júnior, Carlos Roberto Lustosa
Orientador(es): Lopes, Juliano de Pelegrini
Palavras-chave: Baterias elétricas
Conversores de corrente elétrica
Sistemas de controle digital
Electric batteries
Electric current converters
Digital control systems
Data do documento: 8-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LOPES JÚNIOR, Carlos Roberto Lustosa. Projeto e implementação de um conversor CC-CC para controle de tensão dos terminais de um banco de bateria. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo do comportamento da tensão dos terminais das baterias e apresenta uma solução para controlar o comportamento dinâmico dessa tensão através das características de um conversor cc-cc buck-boost. É realizado a modelagem conversor buck-boost para pequenas perturbações. Além do projeto de um controlador PI com histerese digital com a finalidade de melhorar a resposta transitória para quando se tem a variação da tensão de entrada e para que o sistema opere com um erro em regime permanente nulo. Apresenta todas as etapas do projeto além de outras topologias de controladores que tem funcionamento semelhante ao buck-boost. Os resultados do projeto são apresentados por meio de simulações computacionais, testes em bancada e operando em uma planta fotovoltaica em que todos os equipamentos operam em corrente contínua e possui bancos de bateria funcionando de forma contínua armazenando energia durante o período em que se tem irradiação solar e fornencendo a energia armazenada para as cargas durante o período em que não existe irradiação solar ou ela é nula.
Abstract: It work presents a study of battery voltage behavior and a solution to control this dynamic performance of battery banks voltage using a dc-dc buck-boost converter with a PI controller. It was done the small signals modeling for buck-boost converter. Besides it has been projected a PI controller with hysteresis. It was done to achive a null eror in steady state and a better transient response. This academic work presents all project steps of buck-boost converter. The project results are presented by computational simulation, laboratory tests and an actual photovoltaic plant working permanently with battery banks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15037
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2016_2_02.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.