Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13316
Título: Análises microbiológicas de salsichas bovinas em embalagens a vácuo e a granel em supermercados de Foz do Iguaçu – Paraná, Brasil
Autor(es): Castro, Jessé Giliard de
Orientador(es): Andreazza, Ana Paula
Palavras-chave: Segurança alimentar
Alimentos em conserva
Food security
Canned foods
Data do documento: 24-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CASTRO, Jessé Giliard de. Análises microbiológicas de salsichas bovinas em embalagens a vácuo e a granel em supermercados de Foz do Iguaçu – Paraná, Brasil. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: As doenças transmitidas por alimentos são hoje mundialmente um problema de saúde pública, servindo de veículo para muitas doenças provenientes do consumo de alimentos que tenham sido preparados sem as adequadas condições higiênico-sanitárias, ou que apresentem falhas em seu processo produtivo, armazenamento e transporte ou que tenha entrado em contato com utensílios e equipamentos que não sofreram correta higienização. Sendo as salsichas produtos cárneos de grande aceitabilidade, de rápido e fácil preparo, e que tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos. Este estudo teve como objetivo realizar avaliação microbiológica das salsichas bovinas embaladas à vácuo e a granel comercializadas em dois supermercados do município de Foz do Iguaçu, Paraná, sendo realizadas as análises e discriminadas para salsichas na RDC n° 12 da ANVISA, sendo as metodologias seguidas de acordo com a IN 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as análises realizadas foram: Coliformes a 45ºC, Staphylococcus coagulase positivo, Salmonella para 25 g/ de amostra e Clostridium sulfito redutor. Os resultados obtidos apontam que as amostras analisadas estão dentro dos padrões da legislação vigente, sendo o produto classificado como adequadas para o consumo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13316
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COALM_2011_2_04.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.