Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9259
Título: Detecção de avaliações falsas de hotéis online
Título(s) alternativo(s): Detection of false online hotel reviews
Autor(es): Gonçalves, Matheus Ernesto Silva
Lullez, Thais
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Spam (Mensagens eletrônicas)
Hotéis - Avaliação
Fraude na Internet
Hotéis - Opiniões sobre [tópico específico]
Spam (Electronic mail)
Rating of Hotels
Internet fraud
Hotels - Views on [specific topic]
Data do documento: 25-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GONÇALVES, Matheus Ernesto Silva; LULLEZ, Thais. Detecção de avaliações falsas de hotéis online. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: É cada vez mais comum que as pessoas leiam as experiências de outros hóspedes de hotéis na Internet e também escrevam e compartilhem suas próprias opiniões. Contudo, nem todos os comentários são verdadeiros. Uma vez que as avaliações positivas podem assegurar fama e significativos ganhos financeiros para os hotéis, assim como avaliações negativas podem denegrir a sua imagem, há algum estímulo para que agentes inescrupulosos se envolvam em práticas fraudulentas de e-business, como o spam de opinião. Este artigo tem como principal objetivo desenvolver um checklist capaz de melhorar a capacidade de detecção de avaliações falsas em sites de compartilhamento de opinião sobre hotéis, tentando garantir a autenticidade das opiniões compartilhadas nessas plataformas.
Abstract: It’s becoming more common for people to read as experiences of other hotel users on the Internet and also write and share their own opinions. However, not all reviews are true. Since positive opinions can ensure fame and significant financial gains for hotels, as well as negative opinions can tarnish their image, there is some incentive for unscrupulous agents to engage in fraudulent e-business practices such as opinion spam. This article has as main objective to develop a checklist capable of improving the ability to detect false evaluations in sites of opinion sharing on hotels, trying to guarantee the authenticity of the opinions shared on these platforms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9259
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2018_2_06.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.