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Título: Política-planejamento linguísticos e currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizer
Autor(es): Chen, Eric
Orientador(es): Chichorro, Fernanda Deah
Palavras-chave: Linguística - Planejamento
Currículos - Planejamento
Professores - Participação no planejamento curricular
Linguistics - Planning
Curriculum planning
Teacher participation in curriculum planning
Data do documento: 13-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHEN, Eric. Política-planejamento linguísticos e currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizer. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A política e o planejamento linguísticos têm ocupado maior espaço nas discussões sobre linguagem. A concepção de um curso, desde sua elaboração até sua avaliação, demanda planejamento no qual estão contidas as concepções do que seja ensinar língua em determinadas situações. Isso quer dizer que universidades, centros e institutos de línguas ou mesmo professores particulares ao fazerem seu planejamento mostram sua adesão a uma perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas, que é sempre política. O presente trabalho tem por objetivo identificar em dois atores da relação ensino-aprendizagem – gestores e professores de cursos de português a estrangeiros – de duas universidades públicas federais de Curitiba o modelo de currículo subjacente à sua prática, cotejando informações coletadas a partir de resultados de aplicação de questionários e realização de entrevistas. A ideia é formar um panorama do que tem sido proposto durante o curso e verificar se os atores envolvidos conhecem e promovem a política da instituição (se houver uma clara).
Abstract: Language policy and planning have been taking a bigger role in the discussions over language. The development of a course from its construction to its assessment demands planning in which are present understanding of what it means to teach a language in certain situations. This means that universities, language centers and institutes and even private teachers signal their adhesion to a conception of language learning and teaching when planning, which is always political. This reasearch aims at identifying in two actors of the learning and teaching context - coordinators and teachers in courses of Portuguese for foreigners of two public federal universities in Curitiba the curriculum model underlining their praxis, examining collected information from questionnaires and interviews. The ultimate goal is to shape an overview of what has been proposed throughout the course and verify if the actors involved know and promote the institutional policy (that is, if it is explicit).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8901
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