Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChen, Eric
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:18Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:18Z-
dc.date.issued2015-02-13
dc.identifier.citationCHEN, Eric. Política-planejamento linguísticos e currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizer. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8901-
dc.description.abstractLanguage policy and planning have been taking a bigger role in the discussions over language. The development of a course from its construction to its assessment demands planning in which are present understanding of what it means to teach a language in certain situations. This means that universities, language centers and institutes and even private teachers signal their adhesion to a conception of language learning and teaching when planning, which is always political. This reasearch aims at identifying in two actors of the learning and teaching context - coordinators and teachers in courses of Portuguese for foreigners of two public federal universities in Curitiba the curriculum model underlining their praxis, examining collected information from questionnaires and interviews. The ultimate goal is to shape an overview of what has been proposed throughout the course and verify if the actors involved know and promote the institutional policy (that is, if it is explicit).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLinguística - Planejamentopt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectLinguistics - Planningpt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.titlePolítica-planejamento linguísticos e currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA política e o planejamento linguísticos têm ocupado maior espaço nas discussões sobre linguagem. A concepção de um curso, desde sua elaboração até sua avaliação, demanda planejamento no qual estão contidas as concepções do que seja ensinar língua em determinadas situações. Isso quer dizer que universidades, centros e institutos de línguas ou mesmo professores particulares ao fazerem seu planejamento mostram sua adesão a uma perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas, que é sempre política. O presente trabalho tem por objetivo identificar em dois atores da relação ensino-aprendizagem – gestores e professores de cursos de português a estrangeiros – de duas universidades públicas federais de Curitiba o modelo de currículo subjacente à sua prática, cotejando informações coletadas a partir de resultados de aplicação de questionários e realização de entrevistas. A ideia é formar um panorama do que tem sido proposto durante o curso e verificar se os atores envolvidos conhecem e promovem a política da instituição (se houver uma clara).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Chichorro, Fernanda Deah
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2014_2_07.pdf833,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.