Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8842
Título: Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
Autor(es): Lara, Alessandro Luiz de
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Ciência
Cientistas
Pesquisa
Science
Scientists
Research
Data do documento: 19-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LARA, Alessandro Luiz de. Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho dedica-se a investigar as visões de Ciência e de Cientista de um grupo de estudantes do Ensino Médio e as percepções que eles passam a apresentar quando participam de atividade educacional em ambiente de laboratório de pesquisa. Com essa finalidade foi desenvolvida uma oficina com quatro encontros com quatro alunos que frequentam a Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação, sediada no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba-PR. A estrutura da oficina envolveu a discussão do tema espectroscopia, aplicações da técnica e a estrutura da Ciência. Na parte final da oficina ocorreu a realização de experimentos sobre espectroscopia em um laboratório de pesquisa da UTFPR. Com as atividades desenvolvidas foi possível explorar novos temas e discussões sobre Ciência e Cientista: forma de financiamento das pesquisas; divulgação dos trabalhos em eventos; interação com a comunidade científica; e desenvolvimento de metodologias quase singulares para cada pesquisa. A visita ao laboratório permitiu contato com um ambiente de pesquisa e com profissionais de diferentes níveis que trabalham em atividade científica. Assim foi possível apresentar a Ciência no seu local de origem e construção, oportunizando a visão de um processo dinâmico e pouco linear, diferente dos apresentados nos manuais didáticos. Essa atividade mostrou-se como uma forma de aproximar a escola do ambiente acadêmico e de aproximar estudantes da Educação Básica a atividades inerentes ao campo científico – algo que pode ser entendido como uma contribuição para a formação da cultura cientifica.
Abstract: This work on display is dedicated to investigate the views of Science and Scientist of a group of high school students and the perceptions they start to present when they participate in educational activity in research laboratory science and training environment for Science. With this purpose a workshop with four meetings with four students attending the Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação, in Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba-PR. The structure of the workshop provides a discussion of the topic spectroscopy, technical applications and the structure of science. In the final part of the workshop performing experiments on spectroscopy in a research lab UTFPR occurred. With activities was developed to explore new themes and discussions about Science and Scientist: form of research funding; dissemination of work in events; interaction with the scientific community; and development of almost unique methodologies for each search. A visit to the laboratory allowed contact with a research environment and with different levels of professionals working in scientific activity. Thus it was possible to present science in its place of origin and construction, providing opportunities for the vision of a dynamic and little linear process, different from those presented in the textbooks. This activity proved to be a way to approach the school's academic environment and bring students of Basic Education with activities related to the scientific field - something that can be understood as a contribution to the formation of scientific culture.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8842
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_1_01.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.