Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8367
Título: Sistema integrado de reutilização de água, de forma adequada a seu grau de qualidade
Autor(es): Lagemann, Guinter
Orientador(es): Freire, Flavio Bentes
Palavras-chave: Água - Reuso
Água - Conservação
Água - Captação
Água potável
Racionamento de consumo
Water reuse
Water conservation
Water, harvesting
Drinking water
Rationing
Data do documento: 15-Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LAGEMANN, Guinter. Sistema integrado de reutilização de água, de forma adequada a seu grau de qualidade. 2012. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O termo Sustentabilidade está em alta nos dias atuais. Da mesma maneira a palavra reduzir, principalmente a emissão de gases poluentes e o desperdício de bens naturais. Dentre esses bens, um dos mais importantes é a água doce. Sendo a quantidade de água doce no planeta um valor constante e a população um valor crescente, a relação volume por habitante vem diminuindo ano a ano. A preocupação com essa situação leva a necessidade de se usar a água de modo mais racional, buscando métodos que visam aumentar à eficiência no seu uso. Esses métodos podem ser: conscientização quanto à forma de uso, ou melhoria técnica nas instalações relativas à produção e distribuição da água. Os governantes por sua vez estão fazendo a sua parte, criando leis que contemplam a necessidade da conservação da água. Na busca da melhoria técnica este trabalho irá abordar de forma específica um método de aumentar a eficiência no consumo de água potável numa edificação residencial. Tomando como exemplo uma residência de dois andares (sobrado), a sua instalação hidráulica deverá ser desmembrada em 3 circuitos separados, sendo o primeiro o de água potável, o segundo de água pluvial e o terceiro de água de reuso (água cinza proveniente do ralo do chuveiro), que será usada apenas na descarga dos vasos sanitários. O resultado final será um esquema de instalação hidro-sanitária, acrescida de alguns elementos de automação, que se transformado em projeto, terá como objetivo, alcançar a maior eficiência possível no uso de água potável, ou seja, as atividades serão realizadas da mesma forma, porém o consumo será menor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8367
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_EPC_2012_1_14.PDF3,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.