Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8341
Título: Proposta de um modelo de implementação do PBQP-H em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em uma construtora de Curitiba
Autor(es): Zanini, Fernando
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Construção civil - Qualidade
Gestão da qualidade total
Building - Quality
Total quality management
Data do documento: 25-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANINI, Fernando. Proposta de um modelo de implementação do PBQP-H em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em uma construtora de Curitiba. 2011. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta inicialmente uma breve descrição do panorama atual da construção civil no Brasil, denotando o crescimento obtido nos últimos anos e o elevado percentual de construtoras de pequeno porte, as quais representam mais de 60% do total de construtoras existentes no país. Aponta que com o aquecimento do setor eleva-se a competição entre as empresas. Ressalta que um modo de elevar a competitividade das instituições é implementar Sistemas de Gestão da Qualidade como o PBQP-h. Sendo assim, objetiva a elaboração de um modelo de implantação do Programa, por meio do qual esclarece todos os requisitos exigidos no nível “A” de certificação, para o subsetor de edificações, visando sua implantação em empresas construtoras de pequeno porte. O modelo elucida os tópicos por meio de exemplos, menções à literatura e descrições de experiências obtidas com a realização de um estudo de caso em uma pequena construtora de Curitiba e em uma obra por ela executada. Como resultado do estudo de caso tem-se a documentação gerada bem como as constatações de melhoria e dificuldades encontradas. Apresenta fluxogramas, modelos de procedimentos documentados exigidos pelo regimento, questionário de diagnóstico empresarial, dentre outros.
Abstract: This paper initially presents a brief description of the current scenario of the construction sector in Brazil, showing the growth achieved in recent years and the high percentage of small construction companies, which represent over 60% of total construction companies in this country. Affirms that, due to better economic perspectives for this sector, the competition rises between companies. Points out that one way to enhance the competitiveness of the institutions is to implement Quality Management Systems as PBQP-h. Therefore, aims at developing a model for implementation of the Program, through which clarifies all the requirements in "A" level of certification for the building sub-sector, objectifying its implementation in small construction companies. The model elucidates all threads by using of examples, references to literature and descriptions of experiences obtained by conducting a study of a case in a small construction company of Curitiba and a work performed by it. The result of the study of this case is not only the documentation generated, but also the improvement verified and the difficulties found. It features flowcharts, templates documented procedures required by the regiment, business diagnostic questionnaire, among others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8341
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_EPC_2011_2_19.PDF3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.