Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/832
Título: Progressões e funções: da variação e caracterização das função es do tipo exponencial e logarítmica às técnicas de ajuste de curvas no uso de modelagem matemática
Autor(es): Ferri, Orlando Eduardo da Silva
Orientador(es): Petry, Vitor José
Palavras-chave: Funções exponenciais
Logarítmos
Matemática - Estudo e ensino
Séries geométricas
Séries aritméticas
Mínimos quadrados
Modelos matemáticos
Software - Matemática
Matemática
Exponential functions
Logarithms
Mathematics - Study and teaching
Series, Geometric
Series, Arithmetic
Least squares
Mathematical models
Computer software - Mathematics
Mathematics
Data do documento: 25-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERRI, Orlando Eduardo da Silva. Progressões e funções: da variação e caracterização das função es do tipo exponencial e logarítmica às técnicas de ajuste de curvas no uso de modelagem matemática. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma proposta para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas, precedido pelo conceito de Progressões que permite ao professor do ensino médio tratar do conceito de função exponenciais e logarítmica de maneira mais clara e construtivista para o aluno. Propõe-se a construção do conhecimento através de atividades de modelagem matemática desenvolvidas a partir do uso de tabelas construídas em planilhas eletrônicas e em um ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), explorando as ideias intuitivas de variação e caracterização dessas funções reais a partir das progressões no domínio discreto. Apresenta-se sugestões de atividades interdisciplinares envolvendo estimativas através do ajuste de curvas.
Abstract: This work presents a proposal for teaching exponential and logarithmic functions, preceded by the concept of progressions which allows high school teacher dealing with the concept of exponential and logarithmic function more clear and constructive way for the student. Proposes the construction of knowledge through mathematical modeling developed from the use of built in spreadsheets and dynamic geometry (GeoGebra) environment tables activities, exploring the intuitive ideas of variation and characterization of these real functions from progressions in discrete domain. Presents suggestions for interdisciplinary activities involving estimates by adjusting curves.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/832
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ferri, Orlando Eduardo da Silva_2014.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.