Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/832
Título: | Progressões e funções: da variação e caracterização das função es do tipo exponencial e logarítmica às técnicas de ajuste de curvas no uso de modelagem matemática |
Autor(es): | Ferri, Orlando Eduardo da Silva |
Orientador(es): | Petry, Vitor José |
Palavras-chave: | Funções exponenciais Logarítmos Matemática - Estudo e ensino Séries geométricas Séries aritméticas Mínimos quadrados Modelos matemáticos Software - Matemática Matemática Exponential functions Logarithms Mathematics - Study and teaching Series, Geometric Series, Arithmetic Least squares Mathematical models Computer software - Mathematics Mathematics |
Data do documento: | 25-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERRI, Orlando Eduardo da Silva. Progressões e funções: da variação e caracterização das função es do tipo exponencial e logarítmica às técnicas de ajuste de curvas no uso de modelagem matemática. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se uma proposta para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas, precedido pelo conceito de Progressões que permite ao professor do ensino médio tratar do conceito de função exponenciais e logarítmica de maneira mais clara e construtivista para o aluno. Propõe-se a construção do conhecimento através de atividades de modelagem matemática desenvolvidas a partir do uso de tabelas construídas em planilhas eletrônicas e em um ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), explorando as ideias intuitivas de variação e caracterização dessas funções reais a partir das progressões no domínio discreto. Apresenta-se sugestões de atividades interdisciplinares envolvendo estimativas através do ajuste de curvas. |
Abstract: | This work presents a proposal for teaching exponential and logarithmic functions, preceded by the concept of progressions which allows high school teacher dealing with the concept of exponential and logarithmic function more clear and constructive way for the student. Proposes the construction of knowledge through mathematical modeling developed from the use of built in spreadsheets and dynamic geometry (GeoGebra) environment tables activities, exploring the intuitive ideas of variation and characterization of these real functions from progressions in discrete domain. Presents suggestions for interdisciplinary activities involving estimates by adjusting curves. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/832 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Ferri, Orlando Eduardo da Silva_2014.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.