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Título: Análise do método de reciclagem de pavimento asfáltico utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba
Autor(es): Saldanha, Cláudia Terezinha
Souza, Daiane de
Giacomitti, Gabriel Saldanha
Orientador(es): Lima, Adauto José Miranda de
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Indústria de reciclagem
Asfalto
Integrated solid waste management
Recycling industry
Asphalt
Data do documento: 28-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SALDANHA, Eduardo Cláudia Terezinha; SOUZA, Daiane de; GIACOMITTI, Gabriel Saldanha. Análise do método de reciclagem de pavimento asfáltico utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A reciclagem in situ a frio de pavimentos asfálticos com incorporação de cimento Portland se tornou uma opção viável para a reabilitação de vias, por ser um método mais barato que a execução convencional de uma pista, mais rápido e também com menor impacto ambiental. O processo de reciclagem profunda é utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) desde o ano de 2011, e estima-se que já foram reciclados mais de 145 km de pavimentos na cidade e região metropolitana. Este estudo analisa o método de reciclagem utilizado pela PMC, que é executado com o auxílio de máquinas recicladoras de asfalto, e consiste na transformação do tratamento superficial betuminoso (TBS) em uma base tratada com cimento para a execução de um novo pavimento asfáltico. A análise foi realizada em várias etapas: caracterização da mistura solo-asfalto obtida pela recicladora; comparação do processo com a Especificação de Serviço 167/2013, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que estipula as diretrizes para este tipo de reciclagem; avaliação dos resultados de ensaios de resistência obtidos nos corpos de prova produzidos em laboratório; e avaliação das deflexões, obtidas com a viga Benkelman, em trechos de ruas antes e depois da reciclagem. Como resultado, através de sugestões, espera-se proporcionar melhorias no processo de reciclagem realizado pela Prefeitura.
Abstract: In situ cold recycling of asphalt pavements incorporating Portland cement has become a viable option for rehabilitation of roads because it is a cheaper and faster method than the conventional implementation of a lane and with less environmental impact. The process of deep recycling is used by the Curitiba City Hall since the year 2011, and is estimated to have been recycled more than 145 km of pavements in the city and metropolitan area. This research analyzes the recycling method used by the city hall, which is performed with the use of recycling asphalt machines, and consists in transforming a bituminous surface treatment (BST) in a cement treated base for implementation of a new asphalt pavement base. The analysis was performed in several steps: characterization of soil-asphalt mixture obtained by the recycler; compared the process with the Service Specification 167/2013, DNIT, which stipulates the guidelines for this type of recycling; evaluation of the results of strength tests obtained in the specimens produced in the laboratory; and evaluation of the deflections obtained with Benkelman beam in stretches of streets before and after recycling. As a result, through suggestions, are expected to provide improvements to the recycling process performed by the municipal government.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8317
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