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Título: Mercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PR
Autor(es): Oliveira, Thaisa Bertoglio Comassetto Antunes de
Orientador(es): Martins, Thais Saboia
Palavras-chave: Mercados
Estilo de vida orgânico
Gastronomia
Hábitos alimentares
Arquitetura
Markets
Organic living
Gastronomy
Food habits
Architecture
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Thaisa Bertoglio Comassetto Antunes de. Mercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PR. 2018. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca auxiliar o entendimento sobre o papel dos mercados no desenvolvimento das cidades, seu dinamismo como espaços públicos, e os fatores que os tornam instrumentos de sociabilidade e vitalidade urbana. Procura apresentar perspectivas atuais dos hábitos alimentares da população, com destaque aos produtos orgânicos como agentes na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela segurança alimentar, utilizando-se da ecogastronomia e da gastronomia social. A proposta do trabalho visa implantar os conceitos através do projeto de um mercado público orgânico e centro de gastronomia social na cidade de Curitiba - PR. Este, uma vez implementado, será dedicado à valorização e divulgação da ecogastronomia e à promoção da segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade social através do acesso a refeições saudáveis. Foram analisados aspectos relacionados aos mercados como espaços públicos, hábitos alimentares e alimentos orgânicos, legislação, estratégias projetuais e o contexto atual que contribuíram para a elaboração das diretrizes do programa proposto.
Abstract: This paper aims to unravel the understanding about public markets role in the city development, its dynamics as a public space and the factors responsible for having these spaces acting as sociability and urban vitality instruments. Through Eco and Social Gastronomy current perspectives on people’s eating habits are shown, highlighting the organic products as the main agents in the search of sustainable development and food safety. In order to establish these concepts, this work proposes the architecture project of a Public Organic Market and Social Gastronomy Center in the city of Curitiba-PR. Once implemented, the place will focus on the disclosure and appreciation of the Eco-Gastronomy, nevertheless it will promote food safety to people within social vulnerability class through access to healthy food. Some specific aspects of markets as public spaces such as eating habits, organic food, regulations, design strategies and actual context were analyzed which contributed to the formulation of the program guidelines presented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7609
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