Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Thaisa Bertoglio Comassetto Antunes de
dc.date.accessioned2020-11-11T11:48:15Z-
dc.date.available2020-11-11T11:48:15Z-
dc.date.issued2018-06-11
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thaisa Bertoglio Comassetto Antunes de. Mercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PR. 2018. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7609-
dc.description.abstractThis paper aims to unravel the understanding about public markets role in the city development, its dynamics as a public space and the factors responsible for having these spaces acting as sociability and urban vitality instruments. Through Eco and Social Gastronomy current perspectives on people’s eating habits are shown, highlighting the organic products as the main agents in the search of sustainable development and food safety. In order to establish these concepts, this work proposes the architecture project of a Public Organic Market and Social Gastronomy Center in the city of Curitiba-PR. Once implemented, the place will focus on the disclosure and appreciation of the Eco-Gastronomy, nevertheless it will promote food safety to people within social vulnerability class through access to healthy food. Some specific aspects of markets as public spaces such as eating habits, organic food, regulations, design strategies and actual context were analyzed which contributed to the formulation of the program guidelines presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMercadospt_BR
dc.subjectEstilo de vida orgânicopt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectMarketspt_BR
dc.subjectOrganic livingpt_BR
dc.subjectGastronomypt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.titleMercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca auxiliar o entendimento sobre o papel dos mercados no desenvolvimento das cidades, seu dinamismo como espaços públicos, e os fatores que os tornam instrumentos de sociabilidade e vitalidade urbana. Procura apresentar perspectivas atuais dos hábitos alimentares da população, com destaque aos produtos orgânicos como agentes na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela segurança alimentar, utilizando-se da ecogastronomia e da gastronomia social. A proposta do trabalho visa implantar os conceitos através do projeto de um mercado público orgânico e centro de gastronomia social na cidade de Curitiba - PR. Este, uma vez implementado, será dedicado à valorização e divulgação da ecogastronomia e à promoção da segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade social através do acesso a refeições saudáveis. Foram analisados aspectos relacionados aos mercados como espaços públicos, hábitos alimentares e alimentos orgânicos, legislação, estratégias projetuais e o contexto atual que contribuíram para a elaboração das diretrizes do programa proposto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Thais Saboia
dc.contributor.referee1Sastre, Rodolfo
dc.contributor.referee2Borba, Isabel Maria de Melo
dc.contributor.referee3Oliveira, Giceli Portela Cunico de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_1_32.pdf31,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.