Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7349
Título: Um estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteiros
Autor(es): Jacon, Miriam de Souza
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Números naturais
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino fundamental
Numbers, Natural
Problem-based learning
Education, Primary
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: JACON, Miriam de Souza. Um estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: O presente trabalho, de caráter qualitativo, teve por objetivo analisar as dificuldades apresentadas por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, em adição e subtração de Números Inteiros. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, um envolvendo problemas e, outro, com ênfase em exercícios de algoritmos de adição e de subtração. Os participantes foram alunos de uma turma de 7° ano, de um colégio da rede estadual de ensino. Após a aplicação dos instrumentos foram realizadas análises sobre os dados recolhidos, e os resultados indicaram que os alunos apresentaram dificuldades nas operações de adição e subtração com Números Inteiros, oriundas de uma aprendizagem procedimental, com foco na memorização de regras de sinais. Houve, também, um maior número de acertos no instrumento envolvendo problemas do que no composto por exercícios de algoritmos. Esse resultado mostra-se como uma consequência de metodologias de ensino, utilizadas pelos professores em sala de aula, que não favorecem a compreensão dos Números Inteiros e sua identificação no dia a dia.
Abstract: The purpose of this qualitative study was to analyze the difficulties presented by 7th grade elementary students, in addition and subtraction of Integers. Two instruments were used to collect data, one involving problems and the other with emphasis on exercises of algorithms of addition and subtraction. Participants were students in a 7th grade class from a state college. After the application of the instruments, analyzes were performed on the collected data, and the results indicated that the students presented difficulties in addition and subtraction operations with Whole Numbers, derived from procedural learning, focusing on the memorization of signal rules. There were, also, a greater number of hits in the instrument involving problems than in the one composed by algorithm exercises. This result is shown as a consequence of teaching methodologies, used by teachers in the classroom, that do not promote the understanding of the Integers and their identification in the day to day.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7349
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_14.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.