Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/731
Título: A robótica educacional como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a segunda lei de Newton na série final do ensino fundamental
Autor(es): Zanatta, Ronnie Petter Pereira
Orientador(es): Miquelin, Charlie Antoni
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Física - Estudo e ensino
Prática de ensino
Ensino auxiliado por computador
Construtivismo (Educação)
Inovações educacionais
Computação
Educational technology
Physics - Study and teaching
Student teaching
Computer-assisted instruction
Constructivism (Education)
Educational innovations
Computer science
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANATTA, Ronnie Petter Pereira. A robótica educacional como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a segunda lei de Newton na série final do ensino fundamental. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: As tecnologias, no decorrer da história, têm apoiado e ressignificado os diferentes processos de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que são influenciadas por esses processos. A robótica educacional, assim como os mais recentes recursos didático-tecnológicos, abre novas possibilidades educacionais, e estas possibilidades são exploradas neste trabalho. A partir de uma pedagogia empírica, uma análise da interferência do uso da robótica educacional na aprendizagem do conhecimento científico foi realizada em alunos da série final do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba. Baseando-se na teoria Construcionista de Seymour Papert derivada, principalmente, da noção de Piaget de que conceitos abstratos podem ser aprendidos a partir da investigação exploratória com as mãos, a busca de indícios dessa aprendizagem ocorreu através de aulas práticas de montagem e programação de robôs (LEGO® Mindstorms NXT) e simulações de situações reais, interpretações da natureza e transposição conceitual. O escopo deste trabalho foi investigar as contribuições da robótica educacional na formação de subsídios para a cognição da segunda lei de Newton e suas aplicações. Como deve ser a metodologia de uma aula de Física no ensino fundamental com a introdução da robótica educativa? Essa ferramenta pode ser usada nesse contexto do cotidiano escolar? Os resultados apontam esse recurso como uma ferramenta bastante útil no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto, uma metodologia dinâmica e o fator motivacional dos estudantes bastante elevado.
Abstract: Technologies, throughout history, have supported and reframed the different processes of teaching and learning at the same time they are influenced by these processes. The educational robotics, as well as the latest educational and technological resources, opens up new educational possibilities, and these possibilities are explored in this work. From an empirical pedagogy, an analysis of the interference of the use of educational robotics in the learning of scientific knowledge students was held in the final series of elementary education in a public school in Curitiba. Based on the theory of Constructivist Seymour Papert derived mainly from Piaget's notion that abstract concepts can be learned from the exploratory research with hands, to look for evidence that learning occurred through practical lessons assembly and programming of robots ( LEGO ® Mindstorms NXT ) and simulations of real situations, interpretations of nature and conceptual transposition. The scope of this work was to investigate the contributions of educational robotics in training grants for cognition of Newton's second law and its applications. How should the methodology of a physics class in elementary school with the introduction of educational robotics? This tool can be used in the context of everyday school life? The results show this feature as a useful tool in the teaching - learning content proposed a methodology and dynamic motivational factor for students quite high.
Descrição: Acompanha: Proposta didática: a robótica educacional como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a segunda lei de Newton no ano final do ensino fundamental, p. 92.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/731
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Zanatta, Ronnie Petter Pereira_2013.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.