Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/728
Título: O RPG eletrônico no ensino de química: uma atividade lúdica aplicada ao conhecimento de tabela periódica
Autor(es): Ignácio, Andréia Christina
Orientador(es): Gonçalves, Fabiana Roberta
Palavras-chave: Tabela periódica dos elementos químicos
Química - Estudo e ensino
RPG (Linguagem de programação de computador)
Periodic law
Chemistry - Study and teaching
RPG (Computer program language)
Data do documento: 12-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IGNÁCIO, Andréia Christina. O RPG eletrônico no ensino de química: uma atividade lúdica aplicada ao conhecimento de tabela periódica. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Tabela Periódica é um dos importantes conteúdos da química, porém dificilmente desperta o interesse dos alunos para o seu estudo. O intuito deste trabalho foi a criação de um jogo eletrônico, no estilo RPG (Role Playing Game), elaborado de acordo com conteúdos relacionados ao conhecimento de Tabela Periódica. O jogo tem como material de consulta o diagrama de Linus Pauling e é sugerido que o aluno utilize a Tabela Periódica enquanto joga. A associação da tecnologia à atividade lúdica contribuiu no desenvolvimento do jogo de RPG eletrônico que, segundo os resultados do presente trabalho, auxilia no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica devido aos seus desafios e propostas que motivam e despertam o interesse do aluno.
Abstract: The Periodic Table is the most essential item in chemistry, however it hardly attracts its due interest with students. The objective of this project is to create an electronic game, the RPG (Role Playing Game), with the aim of stimulating interest, and knowledge regarding the Periodic Table. The game uses material from Linus Pauling’s diagram and it is suggested that his Periodic Table model be used while playing. The association of technology and playful activity contributed to the development of the electronic RPG game that, according to the results of this project, assists in the process of teaching and learning the Periodic Table. Due to its challenges, this game motivates and arouses students' interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/728
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Ignácio, Andréia Christina_2013.pdf5,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.