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Título: Análise e avaliação do projeto de educação ambiental “Vida à Água” voltado à gestão de bacias hidrográficas (Pinhais-PR)
Autor(es): Sá, Patricia Zeni de
Orientador(es): Kaick, Tamara Simone Van
Palavras-chave: Educação ambiental
Recursos hídricos - Conservação - Estudo e ensino
Bacias hidrográficas - Pinhais (Paraná)
Environmental education
Water resources - Conservation - Study and teaching
Watersheds - Pinhais (Paraná)
Data do documento: 15-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SÁ, Patricia Zeni de. Análise e avaliação do projeto de educação ambiental “Vida à Água” voltado à gestão de bacias hidrográficas (Pinhais-PR). 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar qualitativa e quantitativamente a proposta de Educação Ambiental do projeto “Vida à Água”, a fim de avaliar a sua capacidade de ensino-aprendizagem como projeto de extensão voltado para a conservação dos recursos hídricos. O trabalho de campo foi desenvolvido no município de Pinhais nas Escolas: Felipe Zeni, Aroldo de Freitas e Marins de Souza Santos num período de sete meses (março a outubro de 2012) com todos os docentes e alunos dos 4º e 5º Anos do ensino fundamental. Nestas escolas foram utilizadas duas metodologias de pesquisa, a primeira com mapas mentais, os quais foram realizados com os alunos antes e depois da atividade lúdica desenvolvida pelo Projeto Vida à Água, e a segunda metodologia foi a aplicação de questionários, os quais foram respondidos pelos alunos nas salas de aulas e pelos docentes através de entrevista semi-estruturada. A avaliação do projeto foi realizada com dois grupos distintos, sendo um grupo de docentes e alunos que participaram do projeto Vida à Água e outro que não participaram do projeto. Os dois grupos possuíam basicamente as mesmas características. Os mapas mentais foram aplicados para 133 alunos do grupo dos participantes do projeto. Após a análise e interpretação dos dados, foi observado que as porcentagens de respostas positivas após a participação na atividade lúdica tiveram um aumento significativo, principalmente em relação à origem da água rio/água bruta (25%), esgoto (24%) e tratamento de esgoto (24%). Em relação aos questionários foram aplicados 473, destes 420 para os alunos, sendo que 223 correspondem aos alunos participantes do Projeto Vida á Água e 197 aos alunos não participantes do projeto. Para os docentes foram aplicados 53 questionários através de entrevistas, sendo que 25 destes docentes participaram do projeto Vida à Água e 28 não participaram. Analisando os dados e utilizando o método estatístico qui-quadrado, foi possível identificar que o grupo dos participantes do Projeto Vida à Água apresentou um resultado mais significativo comparado ao grupo dos não participantes em relação à transmissão do conhecimento, à percepção ambiental e à sensibilização dos docentes e alunos sobre a conservação dos recursos hídricos, fazendo com que os mesmos se sentissem mais motivados para o aprendizado das questões ambientais.
Abstract: This research aims to analyze qualitatively and quantitatively the proposed Environmental Education project "Vida à Água" in order to evaluate its teaching-learning as an extension project, aimed at the conservation of water resources. Fieldwork was developed in Municipal Schools: Felipe Zeni, Aroldo de Freitas and Marins de Souza Santos in a period of seven months (March-October 2012) with all the teachers and students of 4th and 5th years of primary school. These schools were used two research methods, the first using mind maps, which were conducted with students before and after the play activity developed by the Water Life Project and the second method was the application of questionnaires, which were answered by students in classrooms and teachers through semi-structured interviews. The project evaluation was performed with two different groups, one group of teachers and students who participated in the project Life Water and others not involved in the project. The two groups have basically the same characteristics. The mind maps were applied to 133 students in the group of project participants. After analyzing and interpreting the data it was observed that the percentage of positive responses after participation in leisure activity had a significant increase, especially in relation to the origin of river water / raw water (25%), sewer (24%) and treatment drains (24%). Regarding the questionnaires were administered 473, 420 for these students, with 223 students participating correspond Project Life Water will not and 197 students participating in the project. For teachers were applied 53 questionnaires from interviews with 25 of these teachers participated in the project Life Water and 28 did not participate. Analyzing the data and using the chi-square statistical method, it was identified that the group of participants of Project Life Water made a most significant result compared to the group of non-participants in relation to the transmission of knowledge, environmental perceptions and sensitization of teachers and students about conservation of water resources, making them feel more motivated for learning of environmental issues.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/636
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