Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6047
Título: Desenvolvimento de um controlador de temperatura PID Microcontrolado com gradador de tensão proporcional para produção de cerveja artesanal
Autor(es): Pamboukian, Lucas Roman
Orientador(es): Schiavon, Gilson Junior
Palavras-chave: Controle de temperatura
Cerveja
Eletrônica de potência
Temperature control
Beer
Power electronics
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PAMBOUKIAN, Lucas Roman. Desenvolvimento de um controlador de temperatura PID Microcontrolado com gradador de tensão proporcional para produção de cerveja artesanal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: A cerveja consiste em uma bebida alcoólica gerada através da fermentação e o processamento dos adjuntos cervejeiros. A fermentação só ocorrerá se previamente houver a ação de enzimas atuando na quebra de açúcares complexos. Para que seja possível a ativação delas se faz necessário controlar a temperatura do processo de brassagem, e assim evitar a desnaturalização prévia destas substancias orgânicas. Para que seja possível controlar tal etapa, foi projetado um controlador proporcional, integral e derivativo (PID) digital, implementado em um Microcontrolador da família Arm® Cortex®-M, integrado com um conversor C.A - C.A conhecido como Gradador de Tensão para variar a potência entregue à carga resistiva de 5kw blindada em inox 304, responsável por aquecer o mosto cervejeiro. Com este trabalho foi possível discutir e comprovar diferentes métodos de implementação do controlador, ao final se obteve um equipamento capaz de realizar o controle de temperatura do processo de brassagem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6047
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controladortemperaturacervejaartesanal.pdf6,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.