Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5217
Título: Atividades matemáticas em cenários para investigação: contribuição para reelaboração de foregrounds
Título(s) alternativo(s): Mathematical activities in research scenarios: contribution to the re-elaboration of foregrounds
Autor(es): Princival, Carla Juliana
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Estudantes do ensino médio
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
High school students
Student teaching
Data do documento: 29-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRINCIVAL, Carla Juliana. Atividades matemáticas em cenários para investigação: contribuição para reelaboração de foregrounds. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade investigar as contribuições que atividades matemáticas realizadas em um ambiente de cenários para investigação, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), trazem para a reelaboração do foreground de estudantes concluintes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com 23 alunos de uma escola da Rede Estadual de Santa Catarina, localizada no município de Porto União. Para alcançar o objetivo, foram realizadas investigações acerca do foreground dos estudantes participantes, via questionário de sondagem e entrevistas anteriores e posteriores ao desenvolvimento das atividades matemáticas em cenários para investigação, a fim de identificar possíveis reelaborações nos referidos foregrounds. Foram considerados, para a coleta de dados, registros de áudio, vídeo, imagem e registros escritos produzidos pelos alunos no tocante às atividades matemáticas realizadas e ao questionário de sondagem. A pesquisa foi de natureza aplicada e do ponto de vista dos procedimentos de análise de dados foi qualitativa sob a abordagem interpretativa. A análise dos dados se valeu do método de análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi fundamentado em Ole Skovsmose, referência para a EMC, cenários para investigação e o conceito de foreground. Constatou-se, por meio deste estudo, a contribuição das atividades desenvolvidas para a reelaboração dos foregrounds e para a mudança na percepção da matemática por parte dos estudantes. Além disso, esta pesquisa proporcionou a criação de um material complementar, produto educacional, no formato de um caderno de estratégias pedagógicas para professores que desejam contribuir para o foreground de seus alunos por meio de atividades matemáticas em cenários para investigação.
Abstract: This work aimed to investigate the contributions that mathematical activities carried out in an environment of scenarios for investigation, from the perspective of Critical Mathematical Education (CME), bring to the re-elaboration of the foreground of high school students. The research was carried out with 23 students from a School in the State System of Santa Catarina, located in the City of Porto União. In order to achieve the objective, investigations were carried out on the foreground of the students participating, by questionnaire of sounding, interviews before and after the development of mathematical activities in scenarios for investigation, in order to identify possible reworkings in said foregrounds. Were considered for the collection data, audio, video, image and written records produced by the students regarding the mathematical activities performed and the survey questionnaire. The research was of an applied nature and from the point of view of data analysis procedures it was qualitative under the interpretative approach. The data analysis used the content analysis method of Bardin (2011). The theoretical framework was based on Ole Skovsmose, a reference for CME, research scenarios and the concept of foreground. It was found, through this study, the contribution of the activities developed for the reelaboration of foregrounds and for the change in the perception of mathematics by the students. In addition, this research provided the creation of a complementary material, educational product, in the format of a book of pedagogical strategies for teachers who wish to contribute to their students' foreground through mathematical activities in research settings.
Descrição: Acompanha produção técnica: Cenários para investigação: uma possibilidade para a reelaboração de foregrounds em atividades matemáticas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5217
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadesmatematicascenariosforegrounds_1.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividadesmatematicascenariosforegrounds.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.