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Título: Adoção de um sistema de governo eletrônico em uma universidade pública: uma exploração de fatos, percepções e eficácia da implantação
Título(s) alternativo(s): Adoption of an electronic government system in a public university: an exploration of facts, perceptions, and implementation effectiveness
Autor(es): Silvestro, Rudinei
Orientador(es): Schenatto, Fernando José Avancini
Palavras-chave: Sistemas de informação gerencial
Tecnologia da informação
Programa Governo Eletrônico (Brasil)
Comunicação nas organizações
Administração pública
Management information systems
Information technology
Communication in organizations
Public administration
Data do documento: 20-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVESTRO, Rudinei. Adoção de um sistema de governo eletrônico em uma universidade pública: uma exploração de fatos, percepções e eficácia da implantação. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: A Tecnologia da Informação vem sendo utilizada como ferramenta do governo eletrônico para melhoria da eficiência administrativa e da transparência. A tecnologia cria condições de sucesso para o ambiente de trabalho do governo eletrônico, mas são os usuários que a operam os principais atores de influência no desempenho.Em ambientes internos do governo,onde tipicamente o uso do sistema é obrigatório,a adoção da tecnologia foi pouco explorada pela literatura.A percepção dos funcionários em relação a uma nova tecnologia é diferente do que ocorre em outros segmentos, como a percepção do cidadão ou empresário, pois seus interesses e objetivos são diferentes.No Brasil, o Processo Eletrônico Nacional objetiva criar uma infraestrutura para que os processos administrativos no âmbito do poder executivo sejam realizados de forma eletrônica. O principal sistema deste projeto é o Sistema Eletrônico de Informações - SEI,cujas funcionalidades permitem criar, editar, assinar eletronicamente documentos e tramitar processos entre setores ou órgãos governamentais. Neste estudo confronta-se as finalidades e características do SEI frente às expectativas dos servidores e resultados operacionais obtidos após sua adoção. Para isso, foi realizado um estudo de caso envolvendo os 13 Câmpus da UTFPR,utilizando abordagem qualitativa e quantitativa.Para coletar os dados foram utilizadas consultas no portal webe sistemas da Instituição;dois questionários eletrônicos foram aplicados aos servidores da Instituição,tendo um retorno de 863 e 670,respectivamente;além de uma entrevista com um grupo de gestores e outra com os responsáveis pelo SEI. Na análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo para identificar características do sistema e descrever as ações realizadas na implantação. O teste t de student foi aplicado em uma amostra para verificar o tempo de tramitação dos processos,antes e após à implantação do SEI. Estatística descritiva e análise de conteúdo foram utilizadas para identificar benefícios, dificuldades e motivação para uso do sistema.PLS-SEM foi utilizada para analisar a aceitação da TI tendo como base o modelo UTAUT.Os resultados apontam que a motivação para uso do sistema deve-se ao desejo dos usuários de modernizar os processos institucionais. As dificuldades com a burocracia relacionadas à demanda por padronização dos processos,além da interação com a interface do sistema,são os principais fatores de dificuldade apontados pelos usuários. A implantação do SEI atingiu os objetivos propostos trazendo benefícios quanto à modernização dos processos, economia de recursos, segurança, transparência e agilidade. Em média, os processos estão 24,3% mais rápidos quando comparados aos procedimentos anteriores ao uso do SEI. A aplicação do modelo UTAUT mostrou que os usuários acreditam que,utilizando o SEI,terão um ganho no desempenho com um menor esforço para realização das atividades. Dispor de condições que facilitem o uso do sistema tem influência positiva significativa na aceitação do sistema. Não foram encontrados valores significativos de que a influência social aumente a aceitação do sistema. A satisfação e eficácia com o uso do SEI é reconhecida por seus usuários. As descobertas podem ajudar os envolvidos com o desenvolvimento e implantação do SEI a desenvolverem ações que minimizem as dificuldades dos usuários e atinjam a máxima aceitação do sistema.
Abstract: Information Technology has been used as an electronicgovernment tool to improve administrative efficiency and transparency. Technology creates conditions of success for the work environment of electronic government, but it is the users who operate it that are the main actors influencing performance. In internal government environments, where the use of the system is typically mandatory, the adoption of technology has been little explored in the literature. The perception of employees in relation to a new technology is different from what occurs in other segments, such as the perception of the citizen or entrepreneur, as their interests and objectives are different In Brazil, the National Electronic Process aims to create an infrastructure so that administrative processes within the scope of the executive branch are carried out electronically. The main system of this project is the Electronic Information System -SEI, whose functions allow to create, edit, electronically sign documents and process processes between sectors or government agencies. In this study,the purposes and characteristics of the CES are compared against the expectations of the servers and operational results obtained after its adoption. For this, a case study was carried out involving the 13 UTFPR campuses, using a qualitative and quantitative approach. To collect the data, queries were used on the Institution's web portal and systems; two electronic questionnaires were applied to the Institution's servers, with a return of 863 and 670, respectively; in addition to an interview with a group of managers and another with those responsible for CES. In the data analysis, content analysis was used to identify system characteristics and describe the actions taken in the implementation. Student's t-test was applied to a sample to verify the processing time of the processes, before and after the implantation of the SEI. Descriptive statistics and content analysis were used to identify benefits, difficulties and motivation for using the system. PLS-SEM was used to analyze the acceptance of IT based on the UTAUT model. The results show that the motivation for using the system is due to the users' desire to modernize institutional processes. Difficulties with bureaucracy related to the demand for standardization of processes, in addition to interaction with the system interface, are the main factors of difficulty pointed out by users. The implementation of the SEI achieved the proposed objectives, bringing benefits in terms of process modernization, resource savings, security, transparency and agility. On average, processes are 24.3% faster when compared to procedures prior to the use of CES. The application of the UTAUT model showed that users believe that, using the SEI, they will have a performance gain with less effort to carry out the activities. Having conditions that facilitate the use of the system has a significant positive influence on the acceptance of the system. No significant values were found that social influence increases the acceptance of the system. The satisfaction and effectiveness with the use of the SEI is recognized by its users. The findings can help those involved with the development and implementation of the CES to develop actions that minimize the difficulties of users and achieve maximum acceptance of the system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5210
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