Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109
Título: Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações
Título(s) alternativo(s): Contributions to the teaching of science in the final years of elementary school through the collaborative production of animations
Autor(es): Pinto, Gustavo Mayer
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino - Curitiba (PR) - Estudo de casos
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem em equipe na educação
Aprendizagem ativa
Animação (Cinematografia)
Animação por computador
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Science - Study and teaching - Curitiba (Brazil) - Case studies
Physics - Study and teaching
Team learning approach in education
Active learning
Animation (Cinematography)
Computer animation
Student teaching
Educational technology
Information technology
Data do documento: 9-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PINTO, Gustavo Mayer. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho, realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso, através de uma observação participante, tem como objetivo geral, identificar potencialidades despertadas nos estudantes pela produção colaborativa de animações para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, pretendeu-se investigar se a mediação de conteúdos de Física através da produção colaborativa de vídeos animados pelos alunos permite uma melhor apropriação destes temas pelos estudantes e uma maior predisposição para aprendizagem. Parte da pesquisa teve encaminhamentos metodológicos com o Triângulo Interativo, que busca representar a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais passando de um processo basicamente individual para um processo social, situado na atividade conjunta das pessoas, onde aluno, professor e conteúdos fazem parte desta tríade. A produção colaborativa e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, tendo como principal elemento, a tipologia do Triângulo Interativo foram os referencias teóricos utilizados neste estudo. Para atingir os objetivos traçados neste estudo, foi realizada uma pesquisa, de cunho qualitativo com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, no município de Curitiba-PR. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram os protocolos de observação participante, anotações do pesquisador, áudios coletados durante as atividades, cadernos de anotações dos alunos e roteiros das animações, além do material produzido pelas equipes. A estratégia didático-metodológica, desenvolvida e aplicada com os participantes, além do referencial teórico desta pesquisa, fundamentaram a criação de um guia para a produção de animações em sala de aula, como produto educacional, voltado para os professores de Ciências dos anos finais do EFII. A pesquisa revelou que a estratégia, trouxe aspectos positivos em relação ao engajamento dos alunos e à predisposição para a aprendizagem, além de contribuições para a abordagem da Física nesta etapa de ensino.
Abstract: This work, carried out through a case study research, through participant observation, has the general objective of identifying potentialities aroused in students by the collaborative production of animations for the teaching of Science in the final years of elementary school. Thus, it was intended to investigate whether the mediation of Physics content through the collaborative production of animated videos by students allows a better appropriation of these themes by students and a greater predisposition for learning. Part of the research had methodological guidelines with the Interactive Triangle, which seeks to represent learning mediated by digital technologies, moving from a basic individual process to a social process, located in the joint activity of people, where student, teacher, and content are part of this triad. Collaborative production and Digital Information and Communication Technologies in the teaching and learning process, with the Interactive Triangle typology as the main element, were the theoretical references used in this study. To achieve the objectives outlined in this study, qualitative research was carried out with a class of ninth-grade of elementary school, in a school in the Municipal Education Network, in the city of Curitiba-PR. The instruments used in the data collection were the participant observation protocols, the researcher’s notes, audios collected during the activities, student notebooks, and animation scripts, in addition to the material produced by the teams. The didacticmethodological strategy, developed and applied with the participants, in addition to the theoretical framework of this research, supported the creation of a guide for the production of animations in the classroom, as an educational product, aimed at science teachers of the final years of the EFII. The research revealed that the strategy brought positive aspects concerning student engagement and predisposition to learning, in addition to contributions to the approach of Physics in this teaching stage.
Descrição: Acompanha: Guia para produção de animações nas aulas de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasanimacoes.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinocienciasanimacoes_produto.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons