Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4980
Título: Goethe e Newton: a teoria das cores para a discussão entre arte e ciência
Título(s) alternativo(s): Goethe and Newton: the theory of color for the discussion between art and science
Autor(es): Kops, Camila Regina Rosa
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Arte e ciência
Arte - Estudo e ensino
Cores - Estudo e ensino
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Newton, Isaac, Sir, 1642-1727
Art and science
Art - Study and teaching
Colors - Study and teaching
Data do documento: 25-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KOPS, Camila Regina Rosa. Goethe e Newton: a teoria das cores para a discussão entre arte e ciência. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Esta dissertação destaca o Estudo das Cores de Newton e Goethe e analisa como ambas são abordadas no curso de Licenciatura em Artes Visuais numa Universidade Estadual do sul do Paraná. O objetivo geral foi analisar o Estudo das Cores de Goethe e Newton e suas contribuições no ensino de arte para compreensão da natureza da ciência. Quanto à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza aplicada e, quanto aos procedimentos, um estudo de caso. Tem-se como universo de pesquisa 21 acadêmicos do 1° ano e 13 acadêmicos do 4° ano, de 2017. Para obtenção dos dados optou-se pelo uso de 3 questionários abertos (dois diagnósticos, inicial e final, e um para avaliação de conteúdo) e desenhos elaborados pelos acadêmicos. Os resultados obtidos nos 1° e 2° encontros com o 1° ano apontaram que: o Estudo das Cores é importante para a carreira profissional, evidenciou-se a dificuldade em esboçar uma relação entre ciência e cores, a maioria deles conhecia apenas o Estudo das Cores de Newton, Goethe é mais citado por sua obra literária, houve dificuldade em relacionar o estudo interdisciplinar entre Goethe e Newton. No 3° encontro, com o 4° ano, registraram que: o Estudo das Cores no curso de Artes Visuais é visto de maneira sucinta, Goethe é pouco mencionado ao longo do curso, têm maior conhecimento do Estudo das Cores de Newton; também indicaram que ambos estudos são importantes e se complementam e elencaram exemplos de práticas possíveis em sala de aula. Em vista desses apontamentos, organizou-se um jogo - Estudo das Cores: Goethe e Newton, a partir do software de criação de jogos digitais, Construct 2, para expor os dois estudos de maneira lúdica e complementar, a fim de elucidar as relações interdisciplinares, complementares, visando a melhor compreensão da natureza da ciência. O jogo foi configurado como produto educacional desta dissertação. Os acadêmicos consideram-no um instrumento pedagógico e didático de grande valia para auxiliar no Ensino das Cores no Ensino Fundamental. Os dados mostram que há necessidade de dar mais ênfase sobre o Estudo das Cores no curso de Artes Visuais. Por serem futuros professores trabalharão com o fenômeno Cor, que é algo subjetivo e depende da sensibilidade dos olhos para ser captada. Os acadêmicos consideraram que, aprender sobre os Estudos das Cores de Goethe e Newton em conjunto, auxilia na compreensão de como os cientistas e artistas utilizam a criatividade e a imaginação como recurso para explorar a compreensão de experimentos científicos e artísticos.
Abstract: This dissertation highlights the Study of Colors by Newton and Goethe and analyzes how both are addressed in the Visual Arts Degree course at a State University in southern Paraná. The overall objective was to analyze Goethe and Newton´s Study of Colors and their contributions to art teaching for understanding the nature of Science. Regarding the approach the research is characterized as qualitative, of applied nature, and as the procedures a case study. It has as research universe 21 students from the 1st year and 13 students from the 4th year, 2017. To obtain the data, we chose to use 3 open questionnaires (two diagnoses: initial and final and one for content evaluation). And drawings prepared by academics. The results obtained in the 1 st and 2nd meetings with the 1 st year indicated that the Study of Colors is important for the professional career; the difficulty in sketching a relationship between science and color was evidenced; most of them knew only Newton’s Color Study; Goethe is best cited for his literary work; There was difficulty in relating the interdisciplinary study between Goethe and Newton. At the 3rd meeting, with the 4 th year, they commented that the Study of Colors, in the Visual Arts course, is seen in a brief way; Goethe is little mentioned throughout the course; have greater knowledge of Newton’s Color Study; indicated that both are important and complement each other; listed examples of possible classroom practices. In view of these notes, a game was organized - Study of Colors: Goethe and Newton, from the digital game creation software, Construct 2, to expose both studies in a playful and complementary way, in order to elucidate interdisciplinary relations, complementary aiming at a better understanding of the nature of science. The game was configured as an educational product of this dissertation. Academics consider it a valuable pedagogical and didactic instrument to assist in the Teaching of Colors in Elementary School. The data show that there is a need for more emphasis on the Study of Colors in the Visual Arts course, as future teachers will work with the color phenomenon, which is subjective and depends on the sensitivity of the eyes to be captured. Scholars have found that learning about Goethe and Newton’s Color Studies together helps in understanding how scientists and artists use creativity and imagination as a resource for exploring understanding of experiments.
Descrição: Acompanha produção técnica: https://www.construct.net/en/free-online-games/estudo-cores-goethe-newton-12175/play
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4980
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
goethenewtonteoriacores.pdf8,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
goethenewtonteoriacores_1.pdf25,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.