Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972
Título: | A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Problem Solving: an active methodology in the teaching of Mathematics for the construction of the contents of “Exponentiation and root extraction” with elementary school students |
Autor(es): | Melo, Marcela Camila Picin de |
Orientador(es): | Justulin, Andresa Maria |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Teaching - Methodology Active learning Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) |
Data do documento: | 24-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo utilizar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas de modo a promover uma aprendizagem ativa, proporcionando ao aluno a oportunidade de ser construtor do próprio conhecimento. Para tanto, uma série de problemas geradores foi desenvolvida com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para a construção dos conceitos de potenciação e radiciação. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, em que a professora se fez pesquisadora, e foi desenvolvida em um colégio particular do norte paranaense. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: fotos, gravações de áudio, diário de campo da professora e os problemas geradores resolvidos pelos Grupos, que foram organizados em portfólios de Resolução de Problemas. Dos materiais coletados, analisaram-se as resoluções de seis problemas aplicados a 15 alunos do 7.° ano. Com base no desenvolvimento das atividades, foi possível inferir que diferentes estratégias foram utilizadas, também houve uma busca por conhecimentos prévios a fim de resolver os problemas e, ainda, foi possível identificar que professor e aluno assumiram novos papéis e, consubstancialmente, a aula de Matemática se tornou nova. Assim, este trabalho mostra-se como uma possibilidade para o ensino de potenciação e radiciação, a fim de contribuir para a construção do conhecimento dos alunos de forma ativa e para o aprimoramento profissional de outros professores. |
Abstract: | The present work aims to utilizate the Metodology of Mathematics Teaching-LearningEvaluation through Problem Solving in order to promote an active learning, providing to the student the opportunity of to be a constructor of the own knowledge. For this, a series of generator problems, was developed with students of the final years of the Elementary School to the construction of concepts of exponentiation and root extraction. The methods used for the collect of data were: interviews, documental analysis and participant observation. The data were recorded by: photos, audio recordings, field journal of the teacher and the generators problems solved by the groups, that were organized in portfolios of Problem Solving. By the materials that were collected, the resolution of six problems applied to 15 students of the 7th year were analyzed. Based in the development of the activities it was possible infer that different strategies were used, besides there was a search for previous knowledge to solve the problems and, even, it was possible to identify that teacher and student taken on new roles and consubstantially the Math class became new. This way, this work shows itself like a possibility to the teaching of exponentiation and root extraction, that can contribute to construction actively of the knowledge of the students and to the professional enhancement of others teachers. |
Descrição: | Acompanha: Ensinando "Potenciação e radiciação" através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf | 28,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons