Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4931
Título: Reflexos da pós-modernidade: discutindo sobre a sociedade sombria em Oryx e Crake, de Margaret Atwood
Título(s) alternativo(s): Reflections of postmodernity: discussing the dark society in Oryx and Crake, by Margaret Atwood
Autor(es): Bottega, Michelly
Orientador(es): Stankiewicz, Mariese Ribas
Palavras-chave: Ficção científica - Crítica e interpretação
Ficção canadense
Pós-modernismo (Literatura)
Atwood, Margaret, 1939-
Science fiction - Criticism and interpretation
Canadian fiction
Postmodernism (Literature)
Data do documento: 10-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BOTTEGA, Michelly. Reflexos da pós-modernidade: discutindo sobre a sociedade sombria em Oryx e Crake, de Margaret Atwood. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a comunidade acadêmica com uma análise da sociedade no enredo de Oryx e Crake (2004), de Margaret Atwood. Para que isso fosse possível alguns caminhos foram traçados desde a Utopia (1516), de Thomas More, passando pela ficção científica e ficção especulativa para finalizar com um estudo da pós-modernidade e possíveis reflexos desta sobre o futuro, levando em consideração o vazio. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho está em entender o mundo pós-moderno implícito na narrativa considerando a constatação de elementos que conduzem a compreensão dessa sociedade como a manipulação do poder, a utilização da ciência e tecnologia em grande escala, assim como o entendimento de outros elementos pertinentes à leitura da pós-modernidade. Para que esses elementos sejam passíveis de maior interpretação, o levantamento teórico conta com autores como Gilles Lipovetsky (2005), Margaret Atwood (2011), Heather Urbanski (2006), Edward James e Farah Mendlesohn (2016), assim como outros autores que versam sobre as temáticas relevantes a essa dissertação. Sendo assim, o trabalho está dividido em três capítulos. O capítulo um está voltado para o entendimento do percurso histórico da ficção científica e da ficção especulativa. Assim como a análise da narrativa Oryx e Crake. O capítulo dois é totalmente teórico e se debruça sobre a pós-modernidade e suas características tanto no âmbito social quanto artístico. Por último, o capítulo três engloba o entendimento da visão sobre o vazio segundo Lipovetsky e busca a partir disso analisar os pesadelos da sociedade em Oryx e Crake. Ainda, esse capítulo tem o intuito de mostrar ao leitor que os três alicerces fundamentais que competem aos pressupostos teóricos, que são a ficção científica e a ficção especulativa, a pós-modernidade e o vazio, são essenciais para o desenvolvimento da análise da narrativa de Atwood. Portanto, se torna indispensável o entendimento dos elementos expostos nesses três capítulos para que a análise sobre a sociedade de Oryx e Crake seja possível. O romance de Atwood pode ser considerado pertencente tanto à ficção científica quanto ao subgênero ficção especulativa segundo análise disposta no capítulo um. Sendo assim, o enlace entre a ficção científica e a ficção especulativa com a pós-modernidade possibilita um melhor entendimento sobre a análise do vazio social do enredo de Oryx e Crake. Em resumo, os resultados desta pesquisa revelam que a sociedade de Oryx e Crake é uma metáfora para a nossa pós-modernidade e vazio, segundo os elementos característicos como o pós-apocalíptico, o consumismo exacerbado, a manipulação do poder em todas as esferas sociais, entre outros. A partir desses elementos, é possível entender que todos eles se concentram em uma única forma de pesadelo centra na narrativa, o medo.
Abstract: Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a comunidade acadêmica com uma análise da sociedade no enredo de Oryx e Crake (2004), de Margaret Atwood. Para que isso fosse possível alguns caminhos foram traçados desde a Utopia (1516), de Thomas More, passando pela ficção científica e ficção especulativa para finalizar com um estudo da pós-modernidade e possíveis reflexos desta sobre o futuro, levando em consideração o vazio. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho está em entender o mundo pós-moderno implícito na narrativa considerando a constatação de elementos que conduzem a compreensão dessa sociedade como a manipulação do poder, a utilização da ciência e tecnologia em grande escala, assim como o entendimento de outros elementos pertinentes à leitura da pós-modernidade. Para que esses elementos sejam passíveis de maior interpretação, o levantamento teórico conta com autores como Gilles Lipovetsky (2005), Margaret Atwood (2011), Heather Urbanski (2006), Edward James e Farah Mendlesohn (2016), assim como outros autores que versam sobre as temáticas relevantes a essa dissertação. Sendo assim, o trabalho está dividido em três capítulos. O capítulo um está voltado para o entendimento do percurso histórico da ficção científica e da ficção especulativa. Assim como a análise da narrativa Oryx e Crake. O capítulo dois é totalmente teórico e se debruça sobre a pós-modernidade e suas características tanto no âmbito social quanto artístico. Por último, o capítulo três engloba o entendimento da visão sobre o vazio segundo Lipovetsky e busca a partir disso analisar os pesadelos da sociedade em Oryx e Crake. Ainda, esse capítulo tem o intuito de mostrar ao leitor que os três alicerces fundamentais que competem aos pressupostos teóricos, que são a ficção científica e a ficção especulativa, a pós-modernidade e o vazio, são essenciais para o desenvolvimento da análise da narrativa de Atwood. Portanto, se torna indispensável o entendimento dos elementos expostos nesses três capítulos para que a análise sobre a sociedade de Oryx e Crake seja possível. O romance de Atwood pode ser considerado pertencente tanto à ficção científica quanto ao subgênero ficção especulativa segundo análise disposta no capítulo um. Sendo assim, o enlace entre a ficção científica e a ficção especulativa com a pós-modernidade possibilita um melhor entendimento sobre a análise do vazio social do enredo de Oryx e Crake. Em resumo, os resultados desta pesquisa revelam que a sociedade de Oryx e Crake é uma metáfora para a nossa pós-modernidade e vazio, segundo os elementos característicos como o pós-apocalíptico, o consumismo exacerbado, a manipulação do poder em todas as esferas sociais, entre outros. A partir desses elementos, é possível entender que todos eles se concentram em uma única forma de pesadelo centra na narrativa, o medo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4931
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
posmodernidadesociedadesombriamargaretatwood.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.