Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4901
Título: Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual
Título(s) alternativo(s): A teaching unit for the written production of the textual gender letter founded in the National Curricular Common Base: an experience with students of the 5thyear of fundamental education
Autor(es): Grando, Rafael Francisco Pellin
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Análise do discurso
Gêneros literários
Estratégias de aprendizagem
Análise linguística
Discourse analysis
Literary form
Learning strategies
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GRANDO, Rafael Francisco Pellin. Uma unidade didática fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para alunos do 5º ano do ensino fundamental e suas dificuldades na produção textual . 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivos testar estratégias de ensino-aprendizagem do gênero textual carta, bem como analisar as produções textuais de alunos de um 5º ano de uma escola municipal da cidade de Pato Branco no Paraná e, com base nas dificuldades encontradas, planejar, desenvolver e aplicar uma unidade didática, a qual foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a unidade didática, o gênero do discurso carta serviu como meio para a produção de dados desta pesquisa, contando com três produções textuais chamadas de pré-teste, reescrita e pós-teste. No decorrer da aplicação da unidade didática, foram elaboradas sete aulas presenciais utilizando-se exemplos, atividades impressas, questionário com a professora regente e projetor para exposição de conteúdo. A pesquisa teve como suas modalidades a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica, sendo seu método de procedimento qualitativa-interpretativista. Para análise dos dados gerados, a pesquisa utilizou Cagliari (1989), autor que classificou problemas em textos de alunos, além de autores sobre o gênero carta como Gomes (2002) e Melo (2009). Os resultados indicam que os alunos possuíam dificuldades como sinais de pontuação, uso indevido de letras, acentos gráficos e modificação da estrutura segmental das palavras, mas com a intervenção da unidade didática, os números desses problemas foram reduzidos. Apesar disso, restaram dificuldades como modificação da estrutura segmental das palavras, uso indevido de letras, acentuação gráfica, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Além disso, os alunos demostraram conseguir se apropriar do gênero efetivamente. Os resultados também demonstraram que esta unidade didática alinhada com a BNCC contribuiu de forma satisfatória para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
Abstract: This research aimed to test teaching-learning strategies of the textual letter genre, as well as to analyze the textual productions of students of a 5th year of a municipal school in the city of Pato Branco in Paraná and, based on the difficulties encountered, to plan, develop and apply a didactic unit, which was based on the National Common Curricular Base (BNCC). For the didactic unit, the genre of the letter discourse served as a means for the production of data from this research, with three textual productions called pre-test, rewrite and post-test. During the application of the didactic unit, seven face-to-face classes were prepared using examples, printed activities, a questionnaire with the conducting teacher and a projector for displaying content. The research had as its modalities the action research and the bibliographic research, being its method of qualitative-interpretative procedure. To analyze the data generated, the research used Cagliari (1989), an author who classified problems in students' texts, in addition to authors on the letter genre such as Gomes (2002) and Melo (2009). The results indicate that students had difficulties such as punctuation marks, misuse of letters, graphic accents and modification of the segmental structure of words, but with the intervention of the didactic unit, the numbers of these problems were reduced. Despite this, difficulties remained such as modification of the segmental structure of words, misuse of letters, graphic accentuation, punctuation marks and syntactic problems. In addition, the students demonstrated to be able to appropriate the gender effectively. The results also showed that this didactic unit, aligned with the BNCC, contributed satisfactorily to the development of the expected competencies and skills.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4901
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generotextualcartafundamentada.pdf11,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.