Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4821
Título: Análise de origem-destino do uso do sistema de transporte coletivo de Curitiba sob o ponto de vista de Regions of Interest
Título(s) alternativo(s): Origin-destination analysis of the use of Curitiba’s public transportation system from the point of view of Regions of Interest
Autor(es): Parcianello, Yussef
Orientador(es): Kozievitch, Nádia Puchalski
Palavras-chave: Transporte urbano - Curitiba (PR)
Levantamentos de origem e destino do trânsito - Curitiba (PR) - Avaliação
Visualização da informação
Software - Desenvolvimento
Software gratuito
Interfaces de usuário (Sistemas de computação) - Testes
Sistemas de informação gerencial
Simulação (Computadores)
Computação
Urban transportation - Curitiba (Brazil)
Origin and destination traffic surveys - Curitiba (Brazil) - Rating of
Information visualization
Computer software - Development
Open source software
User interfaces (Computer systems) - Testing
Management information systems
Computer simulation
Computer science
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PARCIANELLO, Yussef. Análise de origem-destino do uso do sistema de transporte coletivo de Curitiba sob o ponto de vista de Regions of Interest. 2019. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O Sistema de Transporte Público (STP) e seu gerenciamento de operações requerem o processamento de grandes volumes de dados (rotas de coletivos, dados de usuários, horários de ônibus, etc.). Tais dados podem oportunizar a identificação de facetas do comportamento do usuário, de necessidades de transporte e de tendências de tráfego. Em particular, dados de origem-destino servem para indicar padrões e escolhas de viagens dos cidadãos, fornecendo subsídios que permitem compreender, inclusive, a dinâmica da ocupação do espaço urbano. Diante deste cenário, este trabalho apresenta um novo protótipo de visualização de dados de origem-destino desenvolvido a partir de tecnologias open-source, não demandando nenhum tipo de gasto referente a aquisição e/ou contratação de licença de software. A solução desenvolvida é inteiramente online e não exige a configuração ou instalação de nenhum tipo de software ou plugin para seu funcionamento. As consultas podem ser compostas e disparadas pelo usuário, e tais resultados podem ser exibidos através de diferentes representações visuais e agregados sob diferentes níveis de detalhamento, mantendo sempre os contextos espaciais e temporais. A ferramenta permite compreender aspectos relacionados ao perfil do usuário do transporte público, a variação da demanda do STP ao longo de um determinado período, os locais onde ocorrem a maior quantidade de embarques e desembarques, compreender a dinâmica de ocupação do espaço urbano, dentre outros. As funcionalidades oferecidas na solução foram implementadas a partir de uma lista de requisitos levantada em meio a um grupo de pesquisadores da área de mobilidade urbana. Resultados obtidos mediante realização de um teste de usabilidade indicaram que a solução permite que usuários realizem de forma facilitada análises de origem-destino sem precisar utilizar qualquer tipo de linguagem de programação e/ou de manipulação de dados.
Abstract: The Public Transportation System (PTS) and its operation management require the processing of large amount of data (bus routes, user data, bus schedules, etc.). Such data provides number of opportunities to identify various facets of user behavior, transport needs and traffic trends. In particular, origin-destination data serve to indicate citizens’ travel patterns and choices, providing insights related to the dynamic of the urban space occupation. Given this scenario, this paper presents a new prototype of origin-destination data visualization developed using only open-source technologies, not requiring any kind of expenses related to the acquisition and /or contracting of software license. The solution is entirely online and does not require the configuration or installation of any type of software or plugin in order to run. Queries can be composed and triggered by the user, and such results can be displayed through different visual representations and aggregated under different levels of detail, always maintaining the spatial and temporal contexts. The tool allows us to understand aspects related to the profile of users of the public transportation, the variation in demand of PTS over a given period, the places where the greatest number of boarding and landings occur, understand the dynamics of urban space occupation, among others. The functionalities offered in the solution were implemented from a list of requirements raised among a group of urban mobility researchers. Results obtained through a usability test indicated that the solution allows lay users to easily perform source-destination analyzes without having to use any programming language and/or data manipulation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4821
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_M_Parcianello,_Yussef_2019.pdf5,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.