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dc.creatorParcianello, Yussef-
dc.date.accessioned2020-04-01T19:31:16Z-
dc.date.available2020-04-01T19:31:16Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationPARCIANELLO, Yussef. Análise de origem-destino do uso do sistema de transporte coletivo de Curitiba sob o ponto de vista de Regions of Interest. 2019. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4821-
dc.description.abstractThe Public Transportation System (PTS) and its operation management require the processing of large amount of data (bus routes, user data, bus schedules, etc.). Such data provides number of opportunities to identify various facets of user behavior, transport needs and traffic trends. In particular, origin-destination data serve to indicate citizens’ travel patterns and choices, providing insights related to the dynamic of the urban space occupation. Given this scenario, this paper presents a new prototype of origin-destination data visualization developed using only open-source technologies, not requiring any kind of expenses related to the acquisition and /or contracting of software license. The solution is entirely online and does not require the configuration or installation of any type of software or plugin in order to run. Queries can be composed and triggered by the user, and such results can be displayed through different visual representations and aggregated under different levels of detail, always maintaining the spatial and temporal contexts. The tool allows us to understand aspects related to the profile of users of the public transportation, the variation in demand of PTS over a given period, the places where the greatest number of boarding and landings occur, understand the dynamics of urban space occupation, among others. The functionalities offered in the solution were implemented from a list of requirements raised among a group of urban mobility researchers. Results obtained through a usability test indicated that the solution allows lay users to easily perform source-destination analyzes without having to use any programming language and/or data manipulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLevantamentos de origem e destino do trânsito - Curitiba (PR) - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectVisualização da informaçãopt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSoftware gratuitopt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação) - Testespt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectOrigin and destination traffic surveys - Curitiba (Brazil) - Rating ofpt_BR
dc.subjectInformation visualizationpt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectOpen source softwarept_BR
dc.subjectUser interfaces (Computer systems) - Testingpt_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleAnálise de origem-destino do uso do sistema de transporte coletivo de Curitiba sob o ponto de vista de Regions of Interestpt_BR
dc.title.alternativeOrigin-destination analysis of the use of Curitiba’s public transportation system from the point of view of Regions of Interestpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Sistema de Transporte Público (STP) e seu gerenciamento de operações requerem o processamento de grandes volumes de dados (rotas de coletivos, dados de usuários, horários de ônibus, etc.). Tais dados podem oportunizar a identificação de facetas do comportamento do usuário, de necessidades de transporte e de tendências de tráfego. Em particular, dados de origem-destino servem para indicar padrões e escolhas de viagens dos cidadãos, fornecendo subsídios que permitem compreender, inclusive, a dinâmica da ocupação do espaço urbano. Diante deste cenário, este trabalho apresenta um novo protótipo de visualização de dados de origem-destino desenvolvido a partir de tecnologias open-source, não demandando nenhum tipo de gasto referente a aquisição e/ou contratação de licença de software. A solução desenvolvida é inteiramente online e não exige a configuração ou instalação de nenhum tipo de software ou plugin para seu funcionamento. As consultas podem ser compostas e disparadas pelo usuário, e tais resultados podem ser exibidos através de diferentes representações visuais e agregados sob diferentes níveis de detalhamento, mantendo sempre os contextos espaciais e temporais. A ferramenta permite compreender aspectos relacionados ao perfil do usuário do transporte público, a variação da demanda do STP ao longo de um determinado período, os locais onde ocorrem a maior quantidade de embarques e desembarques, compreender a dinâmica de ocupação do espaço urbano, dentre outros. As funcionalidades oferecidas na solução foram implementadas a partir de uma lista de requisitos levantada em meio a um grupo de pesquisadores da área de mobilidade urbana. Resultados obtidos mediante realização de um teste de usabilidade indicaram que a solução permite que usuários realizem de forma facilitada análises de origem-destino sem precisar utilizar qualquer tipo de linguagem de programação e/ou de manipulação de dados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2878-5789pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2165754562162194pt_BR
dc.contributor.advisor1Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482pt_BR
dc.contributor.referee1Santi, Juliana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795095514762745pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.contributor.referee3Holanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0883-2579pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724567591998546pt_BR
dc.contributor.referee4Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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