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Título: Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná
Autor(es): Vieira, Ana Paula
Orientador(es): Jacometti, Márcio
Palavras-chave: Universidade Federal do Paraná - Organização - Estudo de casos
Ensino à distância
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino superior - Ensino auxiliado por computador
Desenvolvimento organizacional
Tecnologia educacional
Administração
Universidade Federal do Paraná - Organization - Case studies
Distance education
Shared virtual environments
Education, Higher - Computer-assisted instruction
Organizational change
Educational technology
Management
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIEIRA, Ana Paula. Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta pesquisa descreve por meio de estudo de caso a institucionalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em todas as suas fases, adoção, implantação, aceitação e disseminação do AVA por meio do software livre Moodle utilizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. A análise das fases da institucionalização está fundamentada nos trabalhos de Tolbert e Zucker (2014) e Greenwood, Suddaby e Hinings (2002). Os dados primários foram coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos e docentes dos Cursos de Administração e de Gestão da Informação e da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR. O levantamento documental foi utilizado como fonte secundária para complementar a análise da institucionalização do AVA. Nesta pesquisa, as técnicas utilizadas foram a de análise documental e de conteúdo temática no período de 2010 a 2018 com triangulação de dados. Ficou demonstrado que as mudanças tecnológicas afetaram as relações institucionais a partir do estágio de evento precipitante de Greenwood, Suddaby e Hinings (2002), por meio de novos arranjos estruturais na adoção do AVA Moodle. Contudo, quase uma década após a regulamentação da carga horária a distância nos cursos de graduação presencial, a mudança institucional ainda está na fase habitualização de Tolbert e Zucker (2014) e aponta para a ação de interesse dos atores sociais como a causa de obstrução do fluxo de institucionalização de uma nova prática. O interesse identificado remonta à origem histórica do patriarcalismo no Brasil, se sobrepondo à função social da educação e tendo o campo organizacional como esfera institucional de interesses em disputa. Além de corroborar com os estudos mencionados, esta pesquisa traz sua contribuição teórica ao analisar conjuntamente o fluxo organizacional do processo de institucionalização de Tolbert e Zucker ( 2014) e a teorização estratégica para a institucionalização de uma nova prática de Greenwood, Suddaby e Hinings (2002).
Abstract: This research describes through case study the institutionalization of the Virtual Learning Environment (VLE) at the Federal University of Paraná (UFPR), in all its phases, adoption, implementation, acceptance and dissemination of VLE through the free software Moodle used in the Applied Social Sciences Sector. The analysis of the institutionalization phases is based on the works of Tolbert and Zucker (2014) and Greenwood, Suddaby and Hinings (2002). Primary data were collected by means of semi-structured interviews with technical-administrative servers and teachers of the Administration and Information Management Courses and the Coordination of Integration of Distance Education Policies of UFPR. The documentary survey was used as a secondary source to complement the analysis of the institutionalization of the VLE. In this research, the techniques used were document analysis and thematic content from 2010 to 2018 with data triangulation. Technological changes have been shown to affect institutional relationships from the precipitating event stage of Greenwood, Suddaby and Hinings (2002) through new structural arrangements in the adoption of VLE. However, almost a decade after the regulation of distance workload in face-to-face undergraduate courses, institutional change is still in the habitalization phase of Tolbert and Zucker (2014) and points to the action of interest of social actors as the cause. obstructing the institutionalization flow of a new practice. The interest identified goes back to the historical origin of patriarchalism in Brazil, overlapping the social function of education and having the organizational field as the institutional sphere of disputed interests. In addition to corroborating the studies mentioned, this research brings its theoretical contribution by jointly analyzing the organizational flow of Tolbert and Zucker's institutionalization process (2014) and the strategic theorizing for the institutionalization of a new practice by Greenwood, Suddaby and Hinings (2002).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4745
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