Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Ana Paula-
dc.date.accessioned2020-03-03T21:42:47Z-
dc.date.available2020-03-03T21:42:47Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Paula. Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4745-
dc.description.abstractThis research describes through case study the institutionalization of the Virtual Learning Environment (VLE) at the Federal University of Paraná (UFPR), in all its phases, adoption, implementation, acceptance and dissemination of VLE through the free software Moodle used in the Applied Social Sciences Sector. The analysis of the institutionalization phases is based on the works of Tolbert and Zucker (2014) and Greenwood, Suddaby and Hinings (2002). Primary data were collected by means of semi-structured interviews with technical-administrative servers and teachers of the Administration and Information Management Courses and the Coordination of Integration of Distance Education Policies of UFPR. The documentary survey was used as a secondary source to complement the analysis of the institutionalization of the VLE. In this research, the techniques used were document analysis and thematic content from 2010 to 2018 with data triangulation. Technological changes have been shown to affect institutional relationships from the precipitating event stage of Greenwood, Suddaby and Hinings (2002) through new structural arrangements in the adoption of VLE. However, almost a decade after the regulation of distance workload in face-to-face undergraduate courses, institutional change is still in the habitalization phase of Tolbert and Zucker (2014) and points to the action of interest of social actors as the cause. obstructing the institutionalization flow of a new practice. The interest identified goes back to the historical origin of patriarchalism in Brazil, overlapping the social function of education and having the organizational field as the institutional sphere of disputed interests. In addition to corroborating the studies mentioned, this research brings its theoretical contribution by jointly analyzing the organizational flow of Tolbert and Zucker's institutionalization process (2014) and the strategic theorizing for the institutionalization of a new practice by Greenwood, Suddaby and Hinings (2002).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná - Organização - Estudo de casospt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEnsino superior - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná - Organization - Case studiespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Computer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleInstitucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descreve por meio de estudo de caso a institucionalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em todas as suas fases, adoção, implantação, aceitação e disseminação do AVA por meio do software livre Moodle utilizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. A análise das fases da institucionalização está fundamentada nos trabalhos de Tolbert e Zucker (2014) e Greenwood, Suddaby e Hinings (2002). Os dados primários foram coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos e docentes dos Cursos de Administração e de Gestão da Informação e da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR. O levantamento documental foi utilizado como fonte secundária para complementar a análise da institucionalização do AVA. Nesta pesquisa, as técnicas utilizadas foram a de análise documental e de conteúdo temática no período de 2010 a 2018 com triangulação de dados. Ficou demonstrado que as mudanças tecnológicas afetaram as relações institucionais a partir do estágio de evento precipitante de Greenwood, Suddaby e Hinings (2002), por meio de novos arranjos estruturais na adoção do AVA Moodle. Contudo, quase uma década após a regulamentação da carga horária a distância nos cursos de graduação presencial, a mudança institucional ainda está na fase habitualização de Tolbert e Zucker (2014) e aponta para a ação de interesse dos atores sociais como a causa de obstrução do fluxo de institucionalização de uma nova prática. O interesse identificado remonta à origem histórica do patriarcalismo no Brasil, se sobrepondo à função social da educação e tendo o campo organizacional como esfera institucional de interesses em disputa. Além de corroborar com os estudos mencionados, esta pesquisa traz sua contribuição teórica ao analisar conjuntamente o fluxo organizacional do processo de institucionalização de Tolbert e Zucker ( 2014) e a teorização estratégica para a institucionalização de uma nova prática de Greenwood, Suddaby e Hinings (2002).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196470843458963pt_BR
dc.contributor.advisor1Jacometti, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509336134084374pt_BR
dc.contributor.referee1Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919240816800660pt_BR
dc.contributor.referee2Jacometti, Márcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509336134084374pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Marcos de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4837-0399pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637443161777644pt_BR
dc.contributor.referee4Sanches, Marystela Assis Baratter-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032798411839817pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGA_M_Vieira,_Ana_Paula_2019.pdf4,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.