Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704
Título: Ensino de estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudio
Autor(es): Cardoso, Meiri das Graças
Orientador(es): Sturion, Leonardo
Palavras-chave: Estatística - Estudo e ensino
Conceitos
Software
Tecnologia da informação
Statistics - Study and teaching
Concepts
Computer software
Information technology
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CARDOSO, Meiri das Gracas. Ensino de estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudio. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: A utilização das mídias digitais é uma realidade em todos os meios sociais, e não deveria ser diferente na Educação. Este trabalho apresenta um estudo referente ao uso da tecnologia para auxiliar nos conteúdos de estatística, uma vez, que tais conteúdos são abordados de forma superficial no currículo escolar. Para modificar e favorecer o aprendizado foi utilizado o software RStudio. O objetivo deste trabalho é compreender o efeito do software RStudio aplicado aos conteúdos de estatística e analisar a aceitação do programa por parte dos alunos. A pesquisa envolveu 14 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede particular do município de Londrina. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e contou com uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada no âmbito da escola, objeto do estudo. Os resultados indicam que as tecnologias podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos referente aos conceitos de Estatística, permitindo que a manipulação dos dados e os cálculos sejam facilitados. Concluindo, os resultados obtidos mostraram que a utilização do software proporcionou melhorias significativas na aprendizagem dos alunos. Entretanto, apontam também para a necessidade de um maior número de pesquisas que abordem a temática principalmente no que concerne à formação de professores.
Abstract: The use of digital media is a reality in all social media, and should not be different in education. This paper presents a study regarding the use of technology to assist in statistical content, since such content is superficially addressed in the school curriculum. To modify and favor learning, the RStudio software was used. The aim of this paper is to understand the effect of RStudio software applied to statistical content and to analyze the acceptance of the program by students. The research involved 14 elementary school students from a private school in Londrina. The methodology adopted was qualitative and had a bibliographic research and a field research carried out within the school, object of study. The results indicate that the technologies can assist the students' teaching and learning process regarding the concepts of Statistics, allowing the manipulation of the data and the calculations to be facilitated. In conclusion, the results obtained showed that the use of the software provided significant improvements in student learning. However, they also point to the need for a greater number of researches that address the theme, especially regarding teacher education.
Descrição: Acompanha: Mapas e contornos: caminhos para o ensino de estatística no RStudio.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Cardoso_Meiri_das_Gracas_2019.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Cardoso_Meiri_das_Gracas_2019_1.pdf653,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons