Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Título: A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
Título(s) alternativo(s): Using the smartphone through an augmented reality application for learning statistics
Autor(es): Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
Orientador(es): Sturion, Leonardo
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Smartphones
Realidade aumentada
Livros eletrônicos
Estatística - Estudo e ensino
Information technology
Augmented reality
Electronic books
Statistics - Study and teaching
Data do documento: 14-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia. A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatística. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possibilidade de um trabalho colaborativo no ensino de estatística a partir da aplicação de um produto educacional (Livro Interativo de Realidade Aumentada para o ensino de Estatística) e o grau de satisfação dos estudantes com a utilização dessa tecnologia. Como atividade prática, utilizou-se um livro interativo aumentado, elaborado de modo a complementar o mundo real e o virtual por meio de vídeos. Esse livro interativo é o produto educacional e tem por intuito contribuir para o ensino de Estatística, além de incentivar o uso dos dispositivos móveis. A pesquisa foi aplicada em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental da cidade de Londrina, contendo 32 alunos. Durante a pesquisa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as observações diretas, gravação de áudio e vídeos, diário de campo e questionários. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, pois se quantifica os dados e faz uma análise qualitativa da aplicação do livro aumentado. Os resultados da pesquisa revelam que o livro aumentado e o celular inteligente com aplicativo de realidade aumentada tem o potencial para dinamizar as aulas de matemática podendo explorar o trabalho colaborativo, melhorando a interação entre os alunos, aluno e professor, aluno e tecnologia, aluno, professor, tecnologia e conteúdo.
Abstract: This research aims to verify the possibility of a collaborative work in the teaching of Statistics from an educational product (Interactive Book of Augmented Reality for the teaching of Statistics) and the degree of students satisfaction with the use of this technology. As a practical activity, it was used and made an augmented book in order to enhance the real and the virtual world through videos. This interactive book is the educational product intended to contribute to the teaching of statistics, as well as encouraging the use of mobile devices. This research was developed in a seventh grade elementary school class in the city of Londrina with 32 students. During the research the data collection instruments used were direct observations, audio and video recording, fieldwork and questionnaires. It was put to use the quantitative - qualitative methodology because it quantifies the data and makes a qualitative analysis of the application of the augmented book. The research results reveal that the augmented book and the smartphone with augmented reality have the potential to make the Math classes dynamic by exploring collaborative work, improving interaction among students, teacher and student, technology and student, teacher, technology and content.
Descrição: Acompanha: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons