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Título: Ferréz: produção material e cultural na quebrada
Título(s) alternativo(s): Ferréz: material and cultural production in the hood
Autor(es): Sugayama, Soraya
Orientador(es): Queluz, Gilson Leandro
Palavras-chave: Ferréz, 1975 - Crítica e interpretação
Ficção brasileira - Crítica, interpretação, etc.
Cultura popular
Escritores brasileiros - Crítica, interpretação, etc.
Favelas - Ficção
Linguagem e cultura
Indústria cultural
Fusão cultural
Ferréz, 1975 - Criticism, interpretation, etc
Brazilian fiction - Criticism, interpretation, etc
Popular culture
Authors, Brazilian - Criticism, interpretation, etc
Slums - Fiction
Language and culture
Cultural industries
Cultural fusion
Data do documento: 12-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SUGAYAMA, Soraya. Ferréz: produção material e cultural na quebrada. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar dois romances de Literatura Marginal: Capão Pecado (2000) e Deus Foi Almoçar (2012), ambos do escritor Ferréz (1975), nascido e criado “na quebrada”, zona sul de São Paulo. A Literatura Marginal, a qual nos referimos, é produzida por pessoas socialmente marginalizadas. A novidade é vir como movimento das margens, não apenas como tema de ficção, mas como concreta expressão de trabalho criativo e de resistência, que dialoga com instâncias e sistemas hegemônicos, para amplificação de suas vozes e estéticas. O movimento é de hibridação e agenciamento tensionados entre periferia e centro. Tendo como aporte teórico o materialismo cultural de Raymond Williams, surgiram objetivos mais específicos, como estudar outras práticas sociais ligadas ao escritor, o que permitiu a compreensão da literatura de Ferréz como produção social não desvinculada dessas outras práticas, que se encontram imersas na cultura da quebrada. Nossa tese trata do que podemos entender como projeto individual de Ferréz, por exemplo, um livro de sua autoria, estar íntima e formalmente relacionado a um modo coletivo. Sem o reconhecimento deste modo coletivo, produção social, não é possível compreender as ações do escritor nas várias esferas sociais e culturais, pelas quais circula. Partimos do pressuposto que suas práticas se dão em um sentido contra-hegemônico e são potencialmente emergentes. Como metodologia, delineamos estruturas de sentimento de experiências sociais em solução – que não existem em forma evidente e imediata, pois se encontram dispersas em práticas cotidianas. Isso foi possível a partir da análise dos romances e de outras produções materiais/culturais do escritor. A compreensão da realidade de vida de Ferréz, observando os processos culturais nos quais está imerso, nos permitiu acessar a natureza de suas práticas e as condições de produção. Ao relacionarmos essas questões à literatura que produz, confirmamos nossa tese.
Abstract: This research aims to analyze two novels of Marginal Literature: Capão Pecado (2000) and Deus Foi Almoçar (2012), both by the writer Ferréz (1975), born and raised “in the hood”, in the south zone of São Paulo. Marginal Literature, to which we refer, is produced by socially marginalized people. The novelty is that it comes as a movement from the margins, not only as a theme of fiction, but as a concrete expression of creative work and resistance, which dialogues with hegemonic instances and systems, to amplify their voices and aesthetics. The movement is of hybridization and agency tensioned between periphery and center. Based on Raymond Williams’ cultural materialism, more specific objectives emerged, such as studying other social practices associated with the writer, which allowed the understanding of Ferréz’s literature as a social production not detached from these other practices, which are immersed in the culture of the hood. Our thesis deals with what we can understand as Ferréz’s individual project, a book of his own authorship, for example, to be intimately and formally related to a collective mode. Without recognition of this collective mode (social production) it is not possible to understand the actions of the writer in the various social and cultural spheres through which he circulates. We assume that their practices take place in a counter-hegemonic sense and are potentially emerging. As a methodology, we outline feeling structures of social experiences in solution – which do not exist in evident and immediate form, since they are dispersed in everyday practices. This was possible through the analysis of the novels and of other cultural/material productions of the writer. Understanding the reality of Ferréz’s life, observing the cultural processes in which he is immersed, allowed us to access the nature of his practices and the conditions of production. By relating these issues to the literature he produces we confirmed our thesis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4660
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