Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSugayama, Soraya-
dc.date.accessioned2020-01-29T21:28:05Z-
dc.date.available2020-01-29T21:28:05Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.identifier.citationSUGAYAMA, Soraya. Ferréz: produção material e cultural na quebrada. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4660-
dc.description.abstractThis research aims to analyze two novels of Marginal Literature: Capão Pecado (2000) and Deus Foi Almoçar (2012), both by the writer Ferréz (1975), born and raised “in the hood”, in the south zone of São Paulo. Marginal Literature, to which we refer, is produced by socially marginalized people. The novelty is that it comes as a movement from the margins, not only as a theme of fiction, but as a concrete expression of creative work and resistance, which dialogues with hegemonic instances and systems, to amplify their voices and aesthetics. The movement is of hybridization and agency tensioned between periphery and center. Based on Raymond Williams’ cultural materialism, more specific objectives emerged, such as studying other social practices associated with the writer, which allowed the understanding of Ferréz’s literature as a social production not detached from these other practices, which are immersed in the culture of the hood. Our thesis deals with what we can understand as Ferréz’s individual project, a book of his own authorship, for example, to be intimately and formally related to a collective mode. Without recognition of this collective mode (social production) it is not possible to understand the actions of the writer in the various social and cultural spheres through which he circulates. We assume that their practices take place in a counter-hegemonic sense and are potentially emerging. As a methodology, we outline feeling structures of social experiences in solution – which do not exist in evident and immediate form, since they are dispersed in everyday practices. This was possible through the analysis of the novels and of other cultural/material productions of the writer. Understanding the reality of Ferréz’s life, observing the cultural processes in which he is immersed, allowed us to access the nature of his practices and the conditions of production. By relating these issues to the literature he produces we confirmed our thesis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFerréz, 1975 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFicção brasileira - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEscritores brasileiros - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectFavelas - Ficçãopt_BR
dc.subjectLinguagem e culturapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectFusão culturalpt_BR
dc.subjectFerréz, 1975 - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectBrazilian fiction - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectAuthors, Brazilian - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectSlums - Fictionpt_BR
dc.subjectLanguage and culturept_BR
dc.subjectCultural industriespt_BR
dc.subjectCultural fusionpt_BR
dc.titleFerréz: produção material e cultural na quebradapt_BR
dc.title.alternativeFerréz: material and cultural production in the hoodpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar dois romances de Literatura Marginal: Capão Pecado (2000) e Deus Foi Almoçar (2012), ambos do escritor Ferréz (1975), nascido e criado “na quebrada”, zona sul de São Paulo. A Literatura Marginal, a qual nos referimos, é produzida por pessoas socialmente marginalizadas. A novidade é vir como movimento das margens, não apenas como tema de ficção, mas como concreta expressão de trabalho criativo e de resistência, que dialoga com instâncias e sistemas hegemônicos, para amplificação de suas vozes e estéticas. O movimento é de hibridação e agenciamento tensionados entre periferia e centro. Tendo como aporte teórico o materialismo cultural de Raymond Williams, surgiram objetivos mais específicos, como estudar outras práticas sociais ligadas ao escritor, o que permitiu a compreensão da literatura de Ferréz como produção social não desvinculada dessas outras práticas, que se encontram imersas na cultura da quebrada. Nossa tese trata do que podemos entender como projeto individual de Ferréz, por exemplo, um livro de sua autoria, estar íntima e formalmente relacionado a um modo coletivo. Sem o reconhecimento deste modo coletivo, produção social, não é possível compreender as ações do escritor nas várias esferas sociais e culturais, pelas quais circula. Partimos do pressuposto que suas práticas se dão em um sentido contra-hegemônico e são potencialmente emergentes. Como metodologia, delineamos estruturas de sentimento de experiências sociais em solução – que não existem em forma evidente e imediata, pois se encontram dispersas em práticas cotidianas. Isso foi possível a partir da análise dos romances e de outras produções materiais/culturais do escritor. A compreensão da realidade de vida de Ferréz, observando os processos culturais nos quais está imerso, nos permitiu acessar a natureza de suas práticas e as condições de produção. Ao relacionarmos essas questões à literatura que produz, confirmamos nossa tese.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0055964600569667pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550pt_BR
dc.contributor.referee1Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7088-1251pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603456212749590pt_BR
dc.contributor.referee2Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Glberto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493144591730614pt_BR
dc.contributor.referee4Sousa, Maria Gorete Oliveira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3395506524766805pt_BR
dc.contributor.referee5Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Sugayama,_Soraya_2019.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.