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Título: Paisagens sonoras, música e indústria cultural: uma proposta educacional para o ensino médio
Autor(es): Costa Junior, Jose de Oliveira
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino - Paranaguá (PR)
Música na educação
Indústria cultural - Crítica e interpretação
Percepção auditiva
Música - Instrução e estudo
Música - Semiótica
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching - Paranaguá (Brazil)
Music in education
Cultural industries - Criticism and interpretation
Auditory perception
Music - Instruction and study
Music - Semiotics
Data do documento: 23-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA JUNIOR, Jose de Oliveira. Paisagens sonoras, música e indústria cultural: uma proposta educacional para o ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: No que concerne à abordagem de conhecimentos científicos em contexto escolar, a viabilização de elementos para atribuição de sentidos e significados envolve desafios diários impostos aos professores de ciências. No cenário de enfrentamento dessa problemática, na presente dissertação, apresenta-se uma proposta educacional voltada à análise de paisagens sonoras e música, implementada em sala de aula e associada ao desenvolvimento de um material didático de apoio ao ensino de Física. Almejou-se uma transposição de estudos de paisagens sonoras ao ensino de Física e à introdução musical, com o desenvolvimento de sensibilidade crítica auditiva, possibilitando trazer à tona discussões sobre temáticas que permeiam o cotidiano dos alunos e subsídios teóricos para analisar e criticar a Indústria Cultural. Essa proposta foi desenvolvida com estudantes de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos de colégios públicos, em Paranaguá, no segundo semestre de 2018. Este trabalho possui fundamentos em pressupostos da Teoria Crítica, conforme Theodor W. Adorno, Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, Teoria da Ação Dialógica, de Paulo Freire, e estudos sobre paisagens sonoras e reeducação auditiva, com base em Murray Schafer. As ações da pesquisa envolveram a elaboração de uma sequência didática, com a análise dos contextos dos colégios e ponderação de elementos de relevância, considerando o projeto político pedagógico, visando a adequação de conteúdos, pois o ensino de acústica não está previsto nas diretrizes curriculares estaduais. Paralelamente, foi realizada pesquisa bibliográfica, envolvendo os livros do Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018 e de publicações em eventos de ensino de Física, de 2006 a 2018, em relação a abordagens que articulassem ensino de acústica e música. No desenvolvimento da sequência didática em sala de aula, a constituição de dados foi realizada por meio de observação direta, com registros em diário de campo e gravações em áudio, assim como produções escritas dos estudantes. Esses dados foram analisados conforme características e pressupostos de Análise de Conteúdo. Os eixos, que compreendem a organização de conteúdos e análise do processo, dividem-se em: verificação de percepção e memória auditiva, desenvolvimento das capacidades auditivas por meio de criação de sons, estudo de paisagens sonoras, análise de contexto musical e relação entre produção musical e previsões da indústria cultural. Como destaque entre os resultados, apresenta-se uma proposta interdisciplinar, porém, essa produção demandaria uma adaptação do currículo das disciplinas envolvidas.
Abstract: Regarding the approach of scientific knowledge in the school context, enabling elements for sense and meaning assignment involves daily challenges imposed on science teachers. In the scenario of facing this problem, this dissertation presents an educational proposal focused on the analysis of soundscapes and music, implemented in the classroom and associated with the development of a didactic material to support the teaching of physics. The aim was to transpose soundscapes studies to the physics teaching and the musical introduction, with the development of critical hearing sensitivity, making it possible to bring up discussions about themes that permeate the students' daily life and theoretical support to analyze and criticize the Cultural Industry. This proposal was developed with high school and youth and adult education students from public schools in Paranaguá, in the second semester of 2018. This work has foundations in Critical Theory assumptions, according to Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas' Theory of Communicative Acting, Paulo Freire's Theory of Dialogic Action, and studies on soundscapes and hearing reeducation, based on Murray Schafer. The research actions involved the elaboration of a didactic sequence, with the analysis of the contexts of the schools and the deliberation of relevant elements, considering the pedagogical political project, aiming at the adequacy of content, since the teaching of acoustics is not foreseen in the state curriculum guidelines. At the same time, a bibliographic research was carried out, involving the books of the National Textbook Program of the year 2018 and publications in physics teaching events, from 2006 to 2018, in relation to approaches that articulate the teaching of acoustics and music. In the development of the didactic sequence in the classroom, data were constituted by direct observation, with field diary records and audio recordings, as well as written productions of the students. These data were analyzed according to characteristics and assumptions of Content Analysis. The axes, comprehend content organization and process analysis, are divided into: verification of perception and hearing memory, development of hearing skills through sound creation, study of soundscapes, analysis of musical context and relationship between music production and industry forecasts. As a highlight among the results, presents a interdisciplinary proposal, however, this proposal would require an adaptation of the curriculum of the disciplines involved.
Descrição: Acompanha produto: Sugestões de atividades educacionais para problematização de paisagens sonoras, música e indústria cultural no ensino médio
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4629
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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