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Título: Uma proposta de sequência didática para forças não-conservativas
Autor(es): Gomes Filho, Luiz Carlos
Orientador(es): Fontes, Adriana da Silva
Palavras-chave: Física
Ensino - Meios auxiliares
Atrito
Arrasto (Aerodinâmica)
Physics
Teaching - Aids and devices
Friction
Drag (Aerodynamics)
Data do documento: 23-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GOMES FILHO, Luiz Carlos. Uma proposta de sequência didática para forças não-conservativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos um relato de experiência, obtido pela implementação de uma sequência didática, com enfoque nas Forças Não - Conservativas. Para a busca de novas opções de abordagem a um conteúdo pouco explorado no Ensino Médio, devido a fatores como dificuldade na abordagem, comodidade e falta de materiais. A sequência didática foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Física e implementada em um colégio da rede pública de ensino da região centro-oeste do Paraná. Nossos dados foram coletados, por meio de um diário de campo e analisados, seguindo a perspectiva da aprendizagem significativa, que parte de situações, nas quais os discentes já possuem conhecimento, à algo que serão trabalhados, mas ainda falta contextualizar, com informações mais concretas. Os resultados indicaram que os conteúdos ao serem trabalhados de maneira planejada, pensando na aprendizagem dos estudantes, conseguem motivar, direcionar, aumentar a participação e capacidade de argumentação nas aulas, por meio de estimulação com materiais potencialmente significativos. São explorados nessa sequencias várias ferramentas de ensino, atividades experimentais, análise de figuras e tirinhas de Física, simuladores computacionais, softwares, aplicativos para smartphones e leitura e debate de textos informativos. Portanto, esse trabalho apresenta-se como uma possibilidade para outros professores da rede pública de ensino, pois as realidades são semelhantes.
Abstract: In this work, we present an experience report, obtained by the implementation of a didactic sequence, focusing on Non-Conservative Forces. For the search of new options, approach to content not explored in high school due to factors such as difficulty in approach, convenience and lack of materials. The didactic sequence was developed during the Professional Master's Degree in Networking in Physics Teaching, and implemented in a college of the public network of the central-western region of Paraná. Our data were collected through a field diary and analyzed, following the perspective of meaningful learning, where we seek to start from situations in which students already have some knowledge of what will be worked on, but still lack context, with information more solid. The results indicated that the contents, when planned in a planned manner, thinking about student learning, can motivate, direct, increase participation and argumentative capacity in the classroom, through stimulation with potentially significant materials. Various teaching tools, experimental activities, physical and physics comics analysis, computer simulations, software, smartphone applications and reading and debate of informative texts are explored in this sequence. Therefore, this work presents itself as a possibility for other teachers in the public school system, because the realities are similar.
Descrição: Acompanha: Uma proposta de sequência didática para trabalhar forças não-conservativas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4463
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

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