Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes Filho, Luiz Carlos-
dc.date.accessioned2019-09-24T18:38:17Z-
dc.date.available2019-09-24T18:38:17Z-
dc.date.issued2019-02-23-
dc.identifier.citationGOMES FILHO, Luiz Carlos. Uma proposta de sequência didática para forças não-conservativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4463-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta de sequência didática para trabalhar forças não-conservativaspt_BR
dc.description.abstractIn this work, we present an experience report, obtained by the implementation of a didactic sequence, focusing on Non-Conservative Forces. For the search of new options, approach to content not explored in high school due to factors such as difficulty in approach, convenience and lack of materials. The didactic sequence was developed during the Professional Master's Degree in Networking in Physics Teaching, and implemented in a college of the public network of the central-western region of Paraná. Our data were collected through a field diary and analyzed, following the perspective of meaningful learning, where we seek to start from situations in which students already have some knowledge of what will be worked on, but still lack context, with information more solid. The results indicated that the contents, when planned in a planned manner, thinking about student learning, can motivate, direct, increase participation and argumentative capacity in the classroom, through stimulation with potentially significant materials. Various teaching tools, experimental activities, physical and physics comics analysis, computer simulations, software, smartphone applications and reading and debate of informative texts are explored in this sequence. Therefore, this work presents itself as a possibility for other teachers in the public school system, because the realities are similar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectDrag (Aerodynamics)pt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para forças não-conservativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho, apresentamos um relato de experiência, obtido pela implementação de uma sequência didática, com enfoque nas Forças Não - Conservativas. Para a busca de novas opções de abordagem a um conteúdo pouco explorado no Ensino Médio, devido a fatores como dificuldade na abordagem, comodidade e falta de materiais. A sequência didática foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Física e implementada em um colégio da rede pública de ensino da região centro-oeste do Paraná. Nossos dados foram coletados, por meio de um diário de campo e analisados, seguindo a perspectiva da aprendizagem significativa, que parte de situações, nas quais os discentes já possuem conhecimento, à algo que serão trabalhados, mas ainda falta contextualizar, com informações mais concretas. Os resultados indicaram que os conteúdos ao serem trabalhados de maneira planejada, pensando na aprendizagem dos estudantes, conseguem motivar, direcionar, aumentar a participação e capacidade de argumentação nas aulas, por meio de estimulação com materiais potencialmente significativos. São explorados nessa sequencias várias ferramentas de ensino, atividades experimentais, análise de figuras e tirinhas de Física, simuladores computacionais, softwares, aplicativos para smartphones e leitura e debate de textos informativos. Portanto, esse trabalho apresenta-se como uma possibilidade para outros professores da rede pública de ensino, pois as realidades são semelhantes.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422268654857553pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3Melo, Maurício Antonio Custódio de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciaforcasnaoconservativas.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciaforcasnaoconservativas_produto.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.