Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4291
Título: Movimento da matemática moderna - de onde veio, qual foi o resultado?
Título(s) alternativo(s): Modern mathematics reform movement - where did it come about? what is the result?
Autor(es): Nielsen Junior, Kurt
Orientador(es): Begiato, Rodolfo Gotardi
Palavras-chave: Bourbaki, Nicolas
Kline, Morris, 1908-1992
Matemática - Estudo e ensino - História
Matemática - Brasil - Histório - Sec. XX
Matemática - Filosofia
Professores de matemática
Prática de ensino
Livros didáticos - Matemática
Matemática
Mathematics - Study and teaching - History
Mathematics - Brasiel - History - 20th century
Mathematics - Philosophy
Mathematics teachers
Student teaching
Textbooks Mathematics
Mathematics
Data do documento: 10-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NIELSEN JUNIOR, Kurt. Movimento da matemática moderna - de onde veio, qual foi o resultado?. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Neste trabalho, estuda-se a origem e o desenvolvimento do chamado Movimento Matemática Moderna que teve seu ápice entre os anos de 1960 a 1990. O trabalho inicia com uma revisão histórica da matemática de modo geral, mas com ênfase no grupo Francês Bourbaki, com a finalidade de mostrar que as transformações na matemática e na sua filosofia de ensino são motivadas por questões inerentes à sociedade nas quais os seus atores estão inseridos. A seguir, passa-se a avaliar como o trabalho do grupo Bourbaki influenciou o maior movimento de reformulação de ensino de matemática visto na história. Neste sentido, observam-se os processos que desencadearam no movimento e as consequências provocadas, tais como mudanças nos conteúdos dos currículos escolares, nos métodos e objetivos de ensino e que culminou primordialmente na necessidade de formação adequada dos professores de matemática. Por fim, analisam-se os argumentos dos principais críticos e entusiastas do movimento e o impacto que o movimento teve na confecção de livros didáticos para as escolas brasileiras.
Abstract: In this work, we study the global Mathematics Modern reform Movement that reached its peak between the years of 1960 and 1990. It begins with a historical review of Math and enphatizes de work of french group Bourbaki. We intends show that Mathematics and in mathematics teaching are motivated by inherent factors of society. Next, we explored the influence of Bourbaki group influenced the greatest mathematics teaching reform movement. We observed the processes and the consequences, such as changes in the contents of school curriculum, in the methods and learning objectives and the necessity of an adequated training to mathematic teachers. At end, we analized arguments from critics and enthusiasts of this educational reform movemente and examined the impact of this movement on brazilian text books for basic and secundary education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4291
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Nielsen Junior, Kurt_2019.pdf35,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.