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Título: Estudo comparativo entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e as universidades de tecnologia da França
Título(s) alternativo(s): Comparative study between the Federal University of Technology - Paraná and the technological universities of France
Autor(es): Cechin, Marizete Righi
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Brasil
Universidades e faculdades - França
Tecnologia - Aspectos sociais
Estudo comparado
Universities and colleges - Brazil
Universities and colleges - France
Technology - Social aspects
Comparative studies
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CECHIN, Marizete Righi. Estudo comparativo entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e as universidades de tecnologia da França. 2019. 586 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral avaliar os aspectos das concepções de universidade estabelecidas por Drèze e Debelle que são comuns e diferentes entre as universidades de tecnologia brasileira e francesa. Partiu-se da hipótese básica de que a concepção de universidade presente na universidade tecnológica do Brasil e nas universidades de tecnologia da França é uma concepção de universidade que integra partes das cinco concepções de universidade compiladas por Drèze e Debelle, com destaque para a concepção norte americana. Quanto aos objetivos da pesquisa, essa é uma pesquisa exploratória, pois se deseja agrupar informações ainda não compiladas sobre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição brasileira, comparativamente com a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), a Universidade de Tecnologia de Troyes (UTT) e a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM), instituições francesas. O problema da pesquisa é abordado de forma predominantemente qualitativa, por meio da técnica da Análise de Conteúdo de entrevistas, com fundamento em Bardin e suporte do software Nvivo Pro versão 12. Este estudo usou o método comparativo para comparar as universidades de tecnologia do Brasil e da França. Os elementos comparáveis foram extraídos dos objetivos específicos e formam sete categorias: ensino, pesquisa, extensão, inovação, relação com o setor produtivo, relação entre história e identidade e as transformações ocorridas nas universidades de tecnologia do Brasil e da França da fundação aos dias atuais. A coleta de dados aconteceu no Brasil e na França. Teve-se como amostra 22 entrevistas semiestruturadas, realizadas com pessoas ligadas à gestão e com conhecimento da história da UTFPR, da UTC, da UTT e da UTBM. A pesquisa confirmou a hipótese. A Análise de Conteúdo evidenciou que a concepção de universidade como um Núcleo de Progresso (concepção norte americana) é a que está mais presente no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e na relação com o setor produtivo nas universidades estudadas porque essa concepção considera a finalidade da universidade como aspiração da sociedade ao progresso, contempla simbiose entre ensino e pesquisa a serviço da imaginação criadora e defende a aplicação dos saberes tanto pelo corpo docente como discente. Conclui-se que enquanto as universidades de tecnologia da França trabalham para inovar o seu próprio conceito de universidade, a UTFPR tem como desafio construir um conceito, fortalecê-lo por meio de uma identidade própria e reconhecimento científico-industrial. As parcerias e as trocas de experiências entre as instituições servem de apoio mútuo para o crescimento, principalmente para a UTFPR se consolidar como uma instituição tecnológica, singular, sólida e reconhecida perante a comunidade nacional e internacional.
Abstract: The present study had as general objective to evaluate the aspects of the university conceptions established by Drèze and Debelle that are common and different between brazilian and french technology universities. It was based on the basic hypothesis that the conception of university present in the technological university of Brazil and in the universities of technology of France is a conception of university that integrates parts of the five conceptions of university compiled by Drèze and Debelle, emphasizing the north conception american. As for the research objectives, this is an exploratory research, because it is desired to group information not yet compiled on the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), a brazilian institution, compared to the Compiègne University of Technology (UTC), the University of Technology of Troyes (UTT) and the University of Technology of Belfort-Montbéliard (UTBM), french institutions. The research problem is addressed in a predominantly qualitative way, through the technique of content analysis of interviews, based on Bardin and support of Nvivo Pro software version 12. This study used the comparative method to compare technology universities in Brazil and France. The comparative elements were extracted from the specific objectives and form seven categories: teaching, research, extension, innovation, relationship with the productive sector, relationship between history and identity, and the transformations that took place in the technology universities of Brazil and France from the foundation to the present day. Data collection took place in Brazil and France. Twenty-two semi-structured interviews were conducted with people connected to the management and with knowledge of the history of UTFPR, UTC, UTT and UTBM. The research confirmed the hypothesis. The Content Analysis showed that the conception of university as a Nucleus of Progress (north american conception) is the one that is more present in teaching, research, extension, innovation and the relation with the productive sector in the studied universities because this conception considers the purpose of the university as society's aspiration to progress, contemplates symbiosis between teaching and research in the service of the creative imagination and defends the application of knowledge both by the faculty and student. It is concluded that while the technological universities of France work to innovate their own concept of university, UTFPR has as challenge to build a concept, to consolidate it through its own identity and scientific-industrial recognition. Partnerships and exchanges of experiences between institutions serve as mutual support for growth, especially for UTFPR to consolidate itself as a unique, solid and recognized technological institution in the national and international community.
Descrição: Acompanha: Produção técnica - A história da UTFPR contada em entrevistas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4041
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