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Título: Discutindo ciência, tecnologia e sociedade com crianças pela mediação de obras de arte
Título(s) alternativo(s): Discussing science, technology and society with children through the mediation of art works
Autor(es): Klipan, Camila Gonçalves
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Educação de crianças
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Arte e sociedade
Early childhood education
Science - Study and teaching
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Art and society
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KLIPAN, Camila Gonçalves. Discutindo ciência, tecnologia e sociedade com crianças pela mediação de obras de arte. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades da utilização de pinturas clássicas para mediar o ensino de ciências em um enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade para a educação infantil, visando a alfabetização científica e tecnológica. Para tanto, estabelecemos três telas investigando seus elementos e como puderam dialogar com os conteúdos de ciências do currículo e a realidade dos estudantes, fazendo com que os mesmos problematizassem sua realidade. Assim, estabelecemos um material inicial para efetivar uma sequência de planos de aula investigativos sobre o tema e verificamos as interações de ensino e aprendizagem ao aplicá-los. Desta prática investigamos como as crianças interpretam as telas considerando as relações ciência, tecnologia e sociedade, e verificamos qual foi efetivamente a razoabilidade do tema e suas nuances por se tratar de crianças da educação infantil. O estudo foi desenvolvido com uma turma de 20 crianças da educação infantil (4-5 anos de idade) no Centro Municipal de Educação Infantil Betânia, na cidade de Carambeí/Paraná/Brasil. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa de intervenção. A coleta de dados se deu por meio de observação, gravações em vídeo e materiais produzidos pelas crianças em cada atividade didático-metodológica proposta. Os principais resultados evidenciaram que as pinturas clássicas agem como estratégia poderosa para aguçar a curiosidade das crianças e assim emanar reflexões acerca das questões científicas e tecnológicas e suas relações sociais, visando a alfabetização cientifica e tecnológica, promover a mudança de possíveis posturas apáticas das crianças para uma ânsia curiosa e participativa e resultou em um modelo diferenciado para o ensinar e aprender ciências, aliando a ludicidade da arte a cultura científica focada da discussão em sala de aula sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. Partindo destes resultados compusemos um website que apresenta com exemplos e sugestões de como trabalhar as relações sociais da ciência e da tecnologia no ensino de ciências utilizando como estratégia didática obras clássicas visando uma alfabetização científica e tecnológica para crianças.
Abstract: This research aimed to investigate the potentialities of some classical artworks to mediate a process of teaching and learning, focused on the discussion of science, technology and society. Therefore, we established three paintings investigating their elements and how they could dialogue with the science curriculum contents and the reality of the students, causing them to problematize their reality. Thus, we have established an initial material to carry out a sequence of investigative lesson plans on the subject and verify the teaching and learning interactions when applying them. From this practice we investigated how children interpret the paintings considering the relationships science, technology and society and we verified what was effectively the reasonability of the theme and its nuances because they are children of the kindergarten. The study was developed with a group of 20 children from early childhood education (4-5 years of age) at the Betânia Municipal Child Education Center, in the city of Carambeí / Paraná / Brazil. The methodological approach was the qualitative one of intervention interpretive nature. Data were collected through observation, video recordings and materials produced by the children in each proposed didactic-methodological activity. The main results showed that classic paintings act as a powerful strategy to whet children's curiosity and thus emanate reflections about scientific and technological issues and their social relations aimed at science, technology alphabetize, promote the change of possible apathetic postures of children to a curious eagerness and participatory and resulted in a differentiated model for teaching and learning sciences, combining the playfulness of art with the scientific culture focused on classroom discussion on the social implications of science and technology. Based on these results, we have compiled a website that presents examples and suggestions on how to work the social relations of science and technology in science teaching using classic didactic strategy for scientific and technological literacy for children.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3980
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