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Título: Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva
Título(s) alternativo(s): Teacher training from an ilustrated pedagogical manual for gamification of activities as a strategy in inclusive literacy
Autor(es): Carvalho, Fernanda Beatriz da Costa Miranda de
Orientador(es): Rosa, Vanderley Flor da
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação inclusiva
Jogos educativos
Alfabetização
Incapacidade intelectual
Teachers, Training of
Inclusive education
Educational games
Literacy
Stupidity
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CARVALHO, Fernanda Beatriz da Costa Miranda de. Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Na atual conjuntura um dos desafios encontrados no âmbito escolar permeia a inclusão educacional de alunos público-alvo da Educação Especial, de tal modo esta dissertação aborda as percepções de docentes quanto à gamificação de atividades pedagógicas a partir de orientações didáticas contidas em um Manual Pedagógico Ilustrado. Assim, a pesquisa parte do seguinte problema: De que maneira os princípios da gamificação podem contribuir para a formação de docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental voltada para a inclusão educacional? Para responder tal questão, estabelece como objetivo geral: desenvolver um Manual Pedagógico Ilustrado com orientações didáticas para gamificação de atividades pedagógicas na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Este, por sua vez, foi detalhado nos seguintes objetivos específicos: pontuar o papel da formação de professores para a inclusão educacional; discutir sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual no contexto regular de ensino; definir a alfabetização e o letramento sob abordagem do método fônico; apresentar a gamificação como instrumento no processo de ensino e de aprendizagem, analisar as contribuições da gamificação na formação de docente voltada para inclusão educacional de alunos com deficiência intelectual por meio da aplicação de um Manual Pedagógico Ilustrado em um curso de extensão. Como encaminhamento metodológico, adota os pressupostos da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, desenvolvida junto a 11 docentes de um município situado no Norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, atividades desenvolvidas no curso de extensão, notas de campo, gravação em áudio dos encontros com os docentes, bem como, observação durante o processo formativo. A partir da análise de conteúdo, os dados foram organizados em seis categorias a saber: (i) perfil dos participantes, (ii) conhecimentos prévios dos participantes, (iii) a aplicação das atividades gamificadas, (iv) planejamento gamificado, (v) a percepção dos docentes em relação ao curso de extensão e (vi) a avaliação do Manual Pedagógico Ilustrado. Dentre os resultados obtidos, os dados apontam que o Manual Pedagógico Ilustrado utilizado como base na formação de docentes mostra-se eficiente, visto que as participantes se envolveram durante a proposta colaborativa de formação e apropriaram-se do conteúdo abordado durante o curso. Sendo assim, elaboraram um plano de aula com atividades de gamificação na alfabetização de alunos com deficiência intelectual e identificaram uma mudança em posturas e práticas voltadas para o paradigma da inclusão. O Manual Pedagógico Ilustrado oferece uma contribuição ao campo da formação docente para inclusão educacional a partir da orientação didática do uso da gamificação na alfabetização de alunos com deficiência intelectual.
Abstract: In the current conjuncture one of the challenges found in the school extent permeates the students target audience's of the Special Education education inclusion, in a such way this dissertation approaches the teachers' perceptions as for the gamification of pedagogic activities starting from didactic orientations contained in a Illustrated Pedagogic Manual. Like this, the research part of the following problem: That sorts out the beginnings of the gamification can contribute for the teacher's of the years formation begin of the Fundamental Teaching returned for the education inclusion? To answer such subject, it establishes as general objective: to develop a Illustrated Pedagogic Manual with didactic orientations for gamification of pedagogic activities in the students' literacy with intellectual deficiency. This, for his/her time, it was detailed in the following specific objectives: to punctuate the paper of the teachers' formation for the education inclusion; to discuss on the students' inclusion with intellectual deficiency in the regular context of teaching; to define the literacy under approach of the method phonic; to present the gamification as instrument in the teaching process and of learning, to analyze the contributions of the gamification in teacher's formation gone back to students' education inclusion with intellectual deficiency through the application of a Illustrated Pedagogic Manual in an extension course. As methodological direction, adopts the presuppositions of the qualitative research of exploratory stamp, developed 11 close to educational of a located municipal district in the North of Paraná. The data were collected through questionnaires, activities developed in the extension course, field notes, recording in audio of the encounters with the teachers, as well as, observation during the formative process. Starting from the content analysis, the data were organized in six categories to know: (i) the participants' profile, (ii) the participants' previous knowledge, (iii) the application of the activities gamification, (iv) planning gamification, (v) the teachers' perception in relation to the extension course and (I saw) the evaluation of the Illustrated Pedagogic Manual. Among the obtained results, the data point that the Illustrated Pedagogic Manual used as base in the teachers' formation is shown efficient, because the participants wrapped up during the proposal formation collaborative and they appropriated of the content approached during the course. Being like this, they elaborated a class plan with gamification activities in the students' literacy with intellectual deficiency and they identified a change in postures and practices returned for the paradigm of the inclusion. The illustrated Pedagogic Manual offers a contribution to the field of the educational formation for education inclusion starting from the didactic orientation of the use of the gamification in the students' literacy with intellectual deficiency.
Descrição: Acompanha: Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3944
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