Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37600
Título: | Implementação de experimentos de simulação com Raspberry Pi 3 Model B para a disciplina de Fundamentos de Comunicações |
Título(s) alternativo(s): | Implementation of simulation experiments with Raspberry Pi 3 Model B for the Fundamentals of Communications class |
Autor(es): | Simões, Juliana |
Orientador(es): | Martinez, Roberto Wilhelm Krauss |
Palavras-chave: | Telecomunicações Ensino - Meios auxiliares Modulação (Eletrônica) Processamento de sinais Telecommunication Teaching - Aids and devices Modulation (Electronics) Signal processing |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SIMÕES, Juliana. Implementação de experimentos de simulação com Raspberry Pi 3 Model B para a disciplina de Fundamentos de Comunicações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025. |
Resumo: | Os métodos de aprendizagem ativa, nos quais o aluno assume um papel central no próprio processo de aprendizagem, têm-se difundido progressivamente no contexto educacional. Em disciplinas de engenharia, são constantemente desenvolvidos projetos onde o aluno pode aplicar os conhecimentos de forma prática, criando uma experiência de aprendizagem profunda. Entretanto, em matérias como Fundamentos de Comunicações, o nível de complexidade e o custo dos equipamentos podem dificultar o desenvolvimento de projetos que abordem todos os tópicos estudados. O presente trabalho consiste na utilização do software MATLAB® em conjunto com a placa Raspberry Pi 3 para a elaboração de experimentos que utilizam os conhecimentos aprendidos na disciplina de Fundamentos de Comunicações. Os experimentos foram realizados a partir de diagramas de blocos desenvolvidos através da ferramenta Simulink®e foram abordados temas como modulação analógica e digital e filtragem de sinais. A comunicação entre a Raspberry Pi 3 e o mundo externo é feita através de uma placa de som USB, que atua como um conversor AD e DA, e permite tanto a inserção de sinais externos quanto a visualização em osciloscópio dos sinais processados, de modo a levar o aluno a uma experiência além da simulação tradicional no MATLAB®/Simulink®. Os resultados obtidos indicam que a proposta é funcional e adequada para fins didáticos, uma vez que permite a implementação de experimentos de baixo custo e relativa simplicidade. Apesar das limitações encontradas, como a presença de ruídos, a abordagem adotada amplia as possibilidades pedagógicas no ensino de comunicações |
Abstract: | Active learning methods, in which the student becomes the protagonist in the process of learning, have become increasingly common in the educational context. In engineering classes, projects are constantly developed in which the student can apply knowledge in a practical way, creating a deep learning experience. However, in classes such as Fundamentals of Communications, complexity and equipment pricing can make it difficult to develop projects that cover all the studied topics. The present work consists of using the MATLAB® software together with the Raspberry Pi 3 board to develop a series of experiments that use the knowledge learned in the Fundamentals of Communications. The experiments were carried out using block diagrams developed using the Simulink®tool and topics such as analog and digital modulation and signal filtering were covered. Communication between the Raspberry Pi 3 and the external world is done through a USB sound card, which acts as an AD and DA converter, and allows both the insertion of external signals and the visualization of the processed signals on an oscilloscope, in order to take the student beyond the simulation environment. The results obtained demonstrate a functional proposal, suitable for teaching purposes, since it allows the implementation of simple and low-cost experiments. Despite the limitations faced, the chosen approach expands the pedagogical possibilities of communications teaching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37600 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Eletrônica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
implementacaoexperimentosfundamentoscomunicacoes.pdf | 12,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons