Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimões, Juliana-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:55:34Z-
dc.date.available2025-07-29T21:55:34Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.citationSIMÕES, Juliana. Implementação de experimentos de simulação com Raspberry Pi 3 Model B para a disciplina de Fundamentos de Comunicações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37600-
dc.description.abstractActive learning methods, in which the student becomes the protagonist in the process of learning, have become increasingly common in the educational context. In engineering classes, projects are constantly developed in which the student can apply knowledge in a practical way, creating a deep learning experience. However, in classes such as Fundamentals of Communications, complexity and equipment pricing can make it difficult to develop projects that cover all the studied topics. The present work consists of using the MATLAB® software together with the Raspberry Pi 3 board to develop a series of experiments that use the knowledge learned in the Fundamentals of Communications. The experiments were carried out using block diagrams developed using the Simulink®tool and topics such as analog and digital modulation and signal filtering were covered. Communication between the Raspberry Pi 3 and the external world is done through a USB sound card, which acts as an AD and DA converter, and allows both the insertion of external signals and the visualization of the processed signals on an oscilloscope, in order to take the student beyond the simulation environment. The results obtained demonstrate a functional proposal, suitable for teaching purposes, since it allows the implementation of simple and low-cost experiments. Despite the limitations faced, the chosen approach expands the pedagogical possibilities of communications teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectModulação (Eletrônica)pt_BR
dc.subjectProcessamento de sinaispt_BR
dc.subjectTelecommunicationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectModulation (Electronics)pt_BR
dc.subjectSignal processingpt_BR
dc.titleImplementação de experimentos de simulação com Raspberry Pi 3 Model B para a disciplina de Fundamentos de Comunicaçõespt_BR
dc.title.alternativeImplementation of simulation experiments with Raspberry Pi 3 Model B for the Fundamentals of Communications classpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs métodos de aprendizagem ativa, nos quais o aluno assume um papel central no próprio processo de aprendizagem, têm-se difundido progressivamente no contexto educacional. Em disciplinas de engenharia, são constantemente desenvolvidos projetos onde o aluno pode aplicar os conhecimentos de forma prática, criando uma experiência de aprendizagem profunda. Entretanto, em matérias como Fundamentos de Comunicações, o nível de complexidade e o custo dos equipamentos podem dificultar o desenvolvimento de projetos que abordem todos os tópicos estudados. O presente trabalho consiste na utilização do software MATLAB® em conjunto com a placa Raspberry Pi 3 para a elaboração de experimentos que utilizam os conhecimentos aprendidos na disciplina de Fundamentos de Comunicações. Os experimentos foram realizados a partir de diagramas de blocos desenvolvidos através da ferramenta Simulink®e foram abordados temas como modulação analógica e digital e filtragem de sinais. A comunicação entre a Raspberry Pi 3 e o mundo externo é feita através de uma placa de som USB, que atua como um conversor AD e DA, e permite tanto a inserção de sinais externos quanto a visualização em osciloscópio dos sinais processados, de modo a levar o aluno a uma experiência além da simulação tradicional no MATLAB®/Simulink®. Os resultados obtidos indicam que a proposta é funcional e adequada para fins didáticos, uma vez que permite a implementação de experimentos de baixo custo e relativa simplicidade. Apesar das limitações encontradas, como a presença de ruídos, a abordagem adotada amplia as possibilidades pedagógicas no ensino de comunicaçõespt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Martinez, Roberto Wilhelm Krauss-
dc.contributor.referee1Martinez, Roberto Wilhelm Krauss-
dc.contributor.referee2Tormena Junior, Osmar-
dc.contributor.referee3Garcia, Lucas Ricken-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
implementacaoexperimentosfundamentoscomunicacoes.pdf12,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons